O Reino Que Se Faz Na Existência

 



"A Descida da Cruz" - Jacopo Pontormo

pintor italiano do período do maneirismo (1494-1557)



NÃO IMPORTA   quem você é ou onde esteja, a mensagem de Jesus é UNIVERSAL. Sim, a princípio era uma mensagem profundamente enraizada nas categorias de pensamento do seu próprio povo, os judeus do século I, mas as consequências dela teriam efeitos universais. 

Muitas foram as interpretações sobre Jesus. Centenas  de livros foram escritos sobre sua vida e missão, muitos em flagrante oposição uns aos outros. Quem é dono da interpretação certa sobre Jesus? O apóstolo Paulo, que praticamente definiu a dogmática cristã sobre a vida e morte de Jesus? Ou os cristãos gnósticos estavam certos? Orígenes tinha uma melhor compreensão ou seria Tertuliano? Quem é "dono" de Jesus?

A ESSÊNCIA  HUMANA  deve ser construída ao longo da existência humana. Nada está pré-estabelecido por Deus (apesar desse ser um pensamento comum no meio cristão e eu acreditar que algumas coisas em nós são inatas). É desejo humano que se vê  consciente da própria inconcretude, da própria fragmentalidade, da própria vida que incessantemente se confunde com morte.

A essência humana a ser construída a partir do  pensamento de Jesus, deve ser formada ao longo do caminho, em cada passo, em cada encontro e desencontro, em cada momento de alegria ou de dor. Em cada momento de confronto ou de harmonia. É uma construção que se quer, que se busca, uma construção de uma humanidade melhor a partir de cada indivíduo de boa vontade.   "Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça".

Nesse sentido, "Reino de Deus" é aquela condição onde as injustiças  seriam abolidas. Onde ninguém mais teria que morrer de fome ou morrer de guerra provocada pela ambição de poderosos. Não uma condição perfeita, sem dor, sem males, sem perigos. Isso já existiu no Éden e não deu certo e só tinham duas pessoas vivendo lá...O Reino de Deus que se pode construir é contradição que busca simetria.  É trabalho tijolo a tijolo.  Não é trabalho  de um só, de um "Messias", de um escolhido; o trabalho é individual, migalha a migalha, mas com pretensões totalizantes, universais.

Jesus mostrou o seu caminho. É o caminho do confronto, da tensão entre ter e ser; entre não ter e ter que ter; entre não ser e ter que ser. O caminho do "tira a trava do teu olho ao julgar o cisco no olho do teu próximo"; o caminho do "Tive fome e me deste de comer"; o caminho do Samaritano que se solidariza com a dor alheia; o caminho que destrói falsas convicções de privilégios - "até de pedras o Pai pode suscitar filhos de Abraão...". É o caminho que se faz na existência, é um caminho que todos podem buscar a trilha. O alvo pode não se concretizar mas a caminhada é grávida de alegrias.


Feliz páscoa a todos.


Comentários