Uma reflexão do quase esquecido dia de "Santos Reis"



Hoje, 06/01, é considerado o término do período do Natal, quando o Menino Jesus e seus pais teriam recebido a ilustre visita dos magos do Oriente. 


Tais magos, tidos por muitos como "reis", foram homens que teriam viajado centenas de quilômetros para presenciar um acontecimento que, conforme o contexto das Escrituras Sagradas, mudou a história da humanidade. 


Contudo, a jornada que o escritor do primeiro Evangelho não nos relata deve ter sido marcada por sentimentos de fé e de esperança, sendo que, em momento algum, jamais faltou o amor aqueles viajantes que traziam em suas bagagens valiosos presentes. 


Por certo, o calor, o frio, as possíveis tempestades de areia e os perigos do deserto não fizeram os magos desistir, assim como eles não se deixaram levar pela incerteza. Afinal, poderiam ter duvidado de tudo o que estava acontecendo no caminho e dado meia volta temendo por um assalto de meliantes, um ataque de animais ferozes ou até mesmo se perderem, mas prosseguiram em cada passo e foram vencedores.


Talvez tenham apenas se equivocado quando acharam que encontrariam o Cristo no palácio do rei Herodes e não numa humilde manjedoura. Pois é o que se presume dessa conhecida passagem bíblica:


"E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo. E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele. E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo. E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo Israel. Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera. E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore. E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. E, vendo eles a estrela, regoziram-se muito com grande alegria. E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra." (Mateus 2:1-11)


Felizmente, como diz no verso seguinte desse texto maravilhoso e muito lido na época do natal, os magos não retornaram ao rei Herodes depois de terem encontrado o menino Jesus porque teriam sido advertidos por sonhos, pelo que retornaram por outro trajeto. Porém, quem poderia imaginar que o Messias prometido iria escolher nascer justo num lugar tão humilde como o curral de animais, segundo consta na narrativa do Evangelho de Lucas?


Aprendemos com essa história que o nosso tão desejado encontro com Cristo possivelmente estará entre os pobres dessa terra, no meio dos famintos, dos doentes, dos encarcerados e dos rejeitados de um modo geral. 


Que possamos estar mais atentos às manjedouras da vida...

Comentários