Que o nosso natal não termine hoje e não nos cansemos de proporcionar boas dádivas na vida das pessoas!




A data de 06/01, conforme a tradição cristã, é comemorada como o "Dia de Reis", relembrando o episódio bíblico em que o menino Jesus, na época um recém-nascido, recebeu a visita de "alguns magos do oriente" (Mateus 2:1), os quais lhe trouxeram presentes (v. 11). Ainda segundo a tradição, esta data marca o fim dos festejos natalinos, quando são desarmados os presépios e, por conseguinte, retirados todos os enfeites típicos das casas.

No entanto, o fim das comemorações do Natal não significa que devamos deixar de vivencia-lo no cotidiano, buscando manter em nós mesmos um espírito de solidariedade e de amor ao próximo como Jesus ensinou ao mundo.

Além disso, devemos agir também como esses "reis" que deram sentido às suas vidas prestando ofertas voluntárias a uma criança que seria para o mundo muito mais do que o monarca de um povo, de modo que aquela ajuda, possivelmente, tornou-se um recurso providencial para ajudar na fuga da família de Jesus para o Egito até à morte de Herodes.

Apesar do Dia de Reis não ser mais um um feriado nacional desde o final da década de 60 e ter deixado de existir no calendário de eventos oficiais de muitas cidades, vale a pena mantermos na memória coletiva a sua importância cultural para a nossa sociedade, extraindo valores que possam dignificar a existência de cada um.

Ótima segunda-feira a todos!

OBS: Foto da Praia do Anil, em Angra dos Reis (RJ), onde se vê três esculturas representando os tais magos que visitaram Jesus, sendo que, originalmente, o texto foi postado na página do autor como se vê em https://doutorrodrigoluz.blogspot.com/2020/01/que-o-nosso-natal-nao-termine-hoje-e.html

Comentários