...NO MERCADO HUMANO





Foi nos idos de 1967 que, como acadêmico do curso de Medicina da U.F.Pb, em um dos sebos de João Pessoa – Paraiba, me deparei pela primeira vez com as obras do Alemão Erich Fromm (1900 ― 1980) —, sociólogo, psicanalista e filósofo, contemporâneo de Freud. Foi a partir do livro “Ter ou Ser?” que me tornei um leitor aficionado desse humanista, chegando a adquirir com muito esforço, dez livros do acervo de suas vinte e duas obras.

O livro “O Dogma Cristão” (1963) de sua autoria, em sua quinta edição -esgotada (Editora Zahar – 1974), tem, na página 30, um ensaio emblemático ainda muito válido para nossa época, com o título: “A Presente Condição Humana”

Alguns trechos desse capítulo, quero aqui destacá-los, pela impecável exposição do autor, quanto ao caráter do homem moderno e sua função mercantil.

Diz, Erich Fromm:

No século XX o caráter do homem foi moldado pelas exigências do mundo que ele construiu com as próprias mãos. Esse caráter foi determinado pelo desejo de explorar os outros e poupar os ganhos para obter novos lucros.
O homem contemporâneo é, sem dúvida, passivo durante a maioria do seu tempo. É um consumidor eterno, que aceita bebidas, alimentos, cigarros, conferências, panoramas, livro, cinemas — tudo isso é consumido, engolido. O mundo é um grande objeto de seu apetite, uma garrafa grande, um seio grande. O homem tornou-se o amamentado, o que espera sempre — e o eternamente desapontado.

Que tipo de homem, portanto, necessita nossa sociedade a fim de funcionar sem atrito? Precisa de homens que cooperem facilmente dentro de grandes grupos, que desejem consumir mais e mais, e cujos gostos padronizados possam ser facilmente influenciados e previstos [...]. [...] O Homem se sente como o portador ativo de suas forças e riquezas, mas como uma “coisa” empobrecida, dependente de outras coisas fora dele, e nas quais projetou sua substância vital.

[...] Alegamos serem nossos os objetivos da tradição judaico-cristã: o amor de Deus e o de nossos vizinhos. Ouvimos dizer que atravessamos um período de promissora renascença religiosa. Nada poderia estar mais longe da verdade. Usamos símbolos pertencentes a uma tradição religiosa autêntica e os transformamos em fórmulas, que servem às finalidades do homem alienado. A religião tornou-se uma concha vazia, foi transformada num sistema de auto-serviço para aumentar a nossa capacidade de êxito. Deus tornou-se um sócio nos negócios. [...]. [...] Tal como o homem primitivo estava impotente frente às forças naturais, também o homem moderno se encontra desarvorado frente às forças sociais e econômicas por ele mesmo criadas.

O ensaio, do qual pincei os trechos acima, foi escrito na Alemanha em 1930. Estamos em 2012, e a evolução tecnológica e científica nem de longe conseguiu substituir ou modificar o seu conteúdo. Uma prova disso é que as mostras de mecanização do homem se repetem na nossa atual vida afetiva, econômica, psicológica e política. O desejo do renascimento do Novo Homem saturou-se. Nem o avassalador desenvolvimento cibernético conseguiu aproximar o homem dele mesmo.

E agora José?

Site da Imagem: agracadedeusmebasta

OBS: Texto publicado originariamente no Blog da C. P. F. G., em 12 de outubro de 2012

Comentários

  1. Diante do debate político-econômico entre liberais e socialistas,, me ponho claramente ao lado da economia de mercado, do liberalismo e do capitalismo. Numa análise isenta, pode-se ver que o capitalismo trouxe um desenvolvimento tecnológico e fez o mundo enriquecer de forma espetacular. Antes de haver capitalismo o normal era ser pobre. Mas não se trata de defender o liberalismo e o capitalismo "apesar de". É preciso, criticamente (para usar um termo muito querido dos marxistas), apontar os males que o capitalismo também nos trouxe junto com o aumento das riquezas, dentre eles, o consumismo que nos desporsonaliza e nos aumenta o vazio pelo desejo sempre crescente de conseguir o que ainda não se conseguiu, apenas para constatar que uma vez conseguido o desejo não passa, apenas muda de objeto.

    ResponderExcluir
  2. Caro Levi. Eu diria que, na atualidade, as modernas tecnologias de comunicação ainda contribuem para afastar esse homem ainda mais de um padrão ético correto. Agora o consumo assim como as supostas amizades estão a um click...

    ResponderExcluir

Postar um comentário