O SONHO DE JOSE: UMA REFLEXÃO PSICANALÍTICA



Por José Lima *

“Todo sonho é a realização de um desejo"
(S. Freud).

Qual desejo é realizado no sonho? O desejo que não se concretizou, mas ficou recalcado, a libido foi deslocada para o inconsciente. O desejo reprimido encontra no sonho uma forma de se realizar, mas para isso, precisa passar pelo consciente, assim, o desejo é camuflado para ultrapassar as barreiras do recalque.

O personagem bíblico José, era o preferido do Pai, como efeito, foi odiado pelos irmãos. José certamente sofreu humilhação, seus sentimentos eram ambivalentes, sentia raiva pela humilhação, ao mesmo tempo, tinha desejo de ser amado pelos seus irmãos. José teve dois sonhos:

"Estávamos amarrando os feixes de trigo no campo, quando o meu feixe se levantou e ficou em pé, e os seus feixes se ajuntaram ao redor do meu e se curvaram diante dele. (...) o sol, a lua e onze estrelas se curvavam diante de mim". (Gn 37.7-9).

O conteúdo manifesto se revela nos feixes, as onze estrelas, o sol e a lua, uma máscara criada pelo Superego, o conteúdo latente, é o pai, a mãe e os irmãos, que se curvam, um desejo inimaginável no contexto da sua cultura.

O sonho de José foi realizado na sua história, mas antes, seu psiquismo precisava suportar a repressão, assim, foi realizado no inconsciente o que sua consciência jamais iria permitir desejar.

O sonho protege a saúde psíquica do sonhador, quanto maior a repressão do desejo, maior será o esforço do inconsciente para driblar a censura.

Sonhar é essencial para a saúde psíquica...

(*) José Lima é Mestre em ciências da religião, professor na área de Teologia. Dois livros escritos: Hermenêutica e Pregação Bíblica. Pela LDEL editora. 

Comentários