Uma reflexão sobre o discípulo João Marcos




Marcos é geralmente lembrado na cristandade como o autor do 2º Evangelho da Bíblia, em que haveria sido primeiramente um discípulo do apóstolo Paulo e depois de Pedro, além de primo de Barnabé. E, de acordo com as tradições eclesiásticas, ele teria fundado a Igreja de Alexandria, no Egito, fato que o torna patriarca da Igreja Ortodoxa Copta.


No entanto, se lermos o livro de Atos dos Apóstolos, encontraremos uma passagem nada heroica sobre o personagem em questão. Principalmente no capítulo 13 em que a narrativa bíblica relata o seu acompanhamento como assessor na primeira viagem missionária de Paulo, a qual este liderou junto com Barnabé. Pois, logo que se encerraram os trabalhos em Pafos, uma cidade portuária de Chipre, João Marcos resolveu retornar para Jerusalém ao invés de prosseguir no evangelismo rumo a regiões da Ásia Menor:

"De Pafos, Paulo e seus companheiros navegaram para Perge, na Panfília. João os deixou ali e voltou para Jerusalém." (Atos 13:13; NVI)

Tal episódio, antes do início da segunda viagem missionária, veio a se tornar um motivo de separação ministerial entre os dois líderes evangelistas. Isto porque Paulo não concordava que Barnabé levasse outra vez João Marcos com o grupo, como se lê nestes versos a seguir transcritos:

"Algum tempo depois, Paulo disse a Barnabé: 'Voltemos para visitar os irmãos em todas as cidades onde pregamos a palavra do Senhor, para ver como estão indo'. Barnabé queria levar João, também chamado Marcos. Mas Paulo não achava prudente levá-lo, pois ele, abandonando-os na Panfília, não permanecera com eles no trabalho. Tiveram um desentendimento tão sério que se separaram. Barnabé, levando consigo Marcos, navegou para Chipre, mas Paulo escolheu Silas e partiu, encomendado pelos irmãos à graça do Senhor." (Atos 15:36-40; NVI)

Fato é que muitos leitores das Escrituras Sagradas preferem não se deter nesses trechos nada prodigiosos nos quais os personagens deixam de ser aqueles santos milagreiros e passam a revelar as falhas humanas que todos temos. Preferimos recordar de Davi vencendo o gigante Golias ao invés de aprendermos com o grave erro cometido pelo rei quando, após adulterar com Bate-Seba, ainda armou uma cilada para que Urias, o marido desta, fosse covardemente morto numa batalha contra um povo adversário.

No caso da desavença com Barnabé, se nos basearmos no que é dito acerca de Marcos em Colossenses 4:10 e em Filemon 24:1, assim como no verso 11 do capítulo 4 da carta de 2 Timóteo, poderíamos, por estas fontes, até considerar que Paulo, num momento posterior, soube reconhecer o valor da atuação de João Marcos. E daí uma suposição válida a ser levantada é que haja faltado certa dose de compreensão da parte de Paulo quanto ao discípulo que abortara a missão no meio do caminho.

Ontem, quando parei para refletir sobre a necessidade que algumas pessoas sentem em não conseguir conduzir com continuidade um trabalho por elas iniciado, lembrei-me dessa passagem bíblica sobre João Marcos no capítulo 13 de Atos dos Apóstolo. Resolvi tentar compreender através dos poucos elementos dados pelo texto sobre o que poderia ter se passado com o discípulo de Paulo naquela frustrante ocasião.

Uma das primeiras coisas que vem à mente de um leitor questionador seria a falta de coragem de enfrentar os desafios e para tanto fazem menção ao caso do jovem anônimo envolto num lençol que havia fugido nu quando os soldados seguraram as suas vestes para detê-lo na ocasião da prisão de Jesus (Mc 14:51-52), o qual é identificado com o autor do 2º Evangelho que seria Marcos. Outros, porém, cogitam da hipótese de que a desistência da viagem foi uma mera desídia. Já eu resolvi considerar, embora sem exclusividade de motivos, que os acontecimentos presenciados em Chipre, acerca do castigo temporário de cegueira imposto por Paulo ao mágico Elimas, causou uma grande perplexidade a ponto de mexer com os valores de João Marcos. Senão leiamos o que dizem os fatos ocorridos na cidade de Pafos e que foram imediatamente anteriores à decisão tomada no versículo 13:

"Viajaram por toda a ilha, até que chegaram a Pafos. Ali encontraram um judeu, chamado Barjesus, que praticava magia e era falso profeta. Ele era assessor do procônsul Sérgio Paulo. O procônsul, sendo homem culto, mandou chamar Barnabé e Saulo, porque queria ouvir a palavra de Deus. Mas Elimas, o mágico ( esse é o significado do seu nome ) opôs-se a eles e tentava desviar da fé o procônsul. Então Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para Elimas e disse: 'Filho do diabo e inimigo de tudo o que é justo! Você está cheio de toda espécie de engano e maldade. Quando é que vai parar de perverter os retos caminhos do Senhor? Saiba agora que a mão do Senhor está contra você, e você ficará cego e incapaz de ver a luz do sol durante algum tempo'. Imediatamente vieram sobre ele névoa e escuridão, e ele, tateando, procurava quem o guiasse pela mão. O procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, profundamente impressionado com o ensino do Senhor." (Atos 13:6-12; NVI)

Inegável é que a ordem de Paulo a fim de que o homem viesse a perder o sentido da visão para não prejudicar o processo de conversão de alguém destinatário de sua mensagem faria com que muitos de nós hoje discordássemos do método utilizado pelo apóstolo. Pois, embora a narrativa de Atos leve o leitor a concordar com aquele aparente anti-milagre, há que se buscar a percepção de quem teria presenciado a cena. Ainda mais se levarmos em conta que Marcos talvez alimentasse uma visão, digamos, romântica do evangelismo.

Como não dá para sermos conclusivos em nenhuma dessas conjecturas, digo que toda e qualquer tese é bem vinda para promover edificações no campo da ética com inspiração nos polêmicos textos das Escrituras Sagradas. Até porque, em todos os ministérios, quer estes sejam religiosos ou seculares, podemos facilmente nos chocar diante das diversas situações que ocorrem divergindo da nossa maneira de pensar.

Ora, uma das coisas que podem paralisar (ou atrasar) a nossa caminhada existencial é a falta de maturidade. É quando, por exemplo, precisamos dizer não para alguém contrariando as pretensões de uma pessoa, disciplinar condutas erradas, adiar respostas e até partirmos para um necessário confronto de interesses. Daí não podemos ignorar que haverá sempre momentos certos na vida para que as pessoas possam assumir determinados encargos que envolvam um nível maior e responsabilidade bem como um fortalecimento de caráter.

Pelo que se depreende da narrativa bíblica, apesar do livro de Atos não mais mencionar novos feitos de Marcos e de seu primo Barnabé depois do capítulo 15, ambos parecem ter sido bem sucedidos no retorno ao Chipre. Aliás, aquela segunda viagem tornou-se a oportunidade para o desenvolvimento das potencialidades do discípulo que, como já colocado aqui, chegou a ser bem considerado pelo próprio apóstolo Paulo em três epístolas que lhe são atribuídas.

Que possamos aprender com esses erros e acertos, tornando-nos mais compreensivos com o aprendizado dos outros e também tomando a atitude certa (sem culpa) quando tornar-se indispensável recuar de um trabalho que envolva uma responsabilidade que hoje não conseguimos ainda assumir.

Ótima semana a todos!

OBS: A imagem acima refere-se a uma obra do pintor italiano Agnolo di Cosimo di Mariano (1503 — 1572), mais conhecido como il Bronzino, conforme extraído do acervo virtual da Wikipédia em https://it.wikipedia.org/wiki/Marco_evangelista#/media/File:Angelo_Bronzino_008.jpg

Comentários