Feliciano Amaral - A cada passo


Bem, pessoal,


mais uma rodada completa de postagens. E como já acabou virando regra, a cada final de rodada eu posto um música clássica do cancioneiro evangélico; músicas (hinos) de um tempo onde tudo era mais simples na fé cristã. E aproveito também para colocar alguns pontos em pauta.


Em primeiro lugar, meu amigo EDSON MOURA ou NOREDA SOMU, eu deletei seus últimos comentários ao texto do Gil. Não, não foi censura. Foi apenas um modo que eu achei de preservar tão interessante comentário que merece estar de fato, publicado como postagem. Como o Gil comunicou que por ele os debates poderiam ser encerrados, tomei a liberdade de não mais prolongar os comentários que  com certeza seriam feitos ao seu comentário.



Então, peço-lhe que se possível, guarde seu comentário (eu o guardei!) para  você postá-lo numa outra oportunidade como postagem, ou na sua vez de postar ou mesmo se alguém aceitar abrir espaço na fila para ele. (pode ser inclusive, na minha vez).



Em segundo lugar, quero dizer que os comentários estão em alto nível. Como é legal poder desfrutar da presença de várias (boas) cabeças pensando sobre religião, espiritualidade e a existência, não importando qual seja o dogma de cada um (até para aqueles que o único dogma é não ter dogmas). Somente pessoas inteligentes intelectualmente e emocionalmente são capazes de dialogar com seus contrários e não querer comer o seu fígado...



Em terceiro lugar, quero dar minha opinião sobre uma questão: eu acho que fica um pouco cansativo postar nos comentários textos que já foram postagens. Como geralmente os comentários aqui são muitos, textos longos nos comentários acabam por deixar os debates um pouco mais pesado e cansativo. O melhor a  fazer quando se quer citar um texto, é deixar o link, e então, quer quiser ler, vai lá e lê. Mas é claro que esta é minha opinião  e não é absoluta aqui. Cada um nesta confraria tem o mesmo peso e importância e a opinião da maioria deve prevalecer. 



Bem, é isso.


Quanto à música "das antigas" que postei, é novamente do grande Feliciano Amaral (essa é de novo, para o LEVI!!!! RSSS),  "A cada passo". Sei que os mais jovens não devem conhecê-lo, mas quem tem mais de 30 anos de igreja, com certeza, vai sentir aquele sentimento do qual tanto fala o LEVI... rs



Edu.



Comentários

  1. Linda canção Edu,

    O coração dos saudosistas bete mais forte!

    "A cada passo vou me aproximando
    daquele lar que Cristo prometeu
    e passo a passo sigo caminhando
    a cada instante mais perto de Deus"

    Conforme filosofou Heráclito, a vida mantém um fluxo permanente, num eterno devir. Absolutamente nada se fixa na imutabilidade. Hoje já não somos os mesmos de ontem. Ainda que em nossa percepção, o tempo se mostra implacavelmente severo conosco, nos conduzindo a uma inevitável decadência em nossos vigores, para a pessoa de fé contudo, como cantou o poeta, seu objetivo maior se dá na verticalidade. E neste aspecto, os fatores terrenos servem apenas como um relógio dando-lhe a ideia da proximidade desse alcance.

    ResponderExcluir
  2. Caramba, DONI, que filosofada bonita nesta manhã de domingo...rss

    para a pessoa de fé contudo, como cantou o poeta, seu objetivo maior se dá na verticalidade.

    Assim é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em mim, além dessa saudade que não se sabe bem do quê, esse belo hino me enche de lembranças e tristezas. Lembro minha mãe, com o seu "caderno de hinos" à mão, cantando graciosamente essa música na igreja por anos a fio. Tristeza por agora vê-la sofrendo de alzaihemer em estágio já um pouco avançado e não ter mais a satisfação de ouvir a sua bela voz.

      Excluir
  3. Esse hino mexeu no baú de minhas memórias.

    Você, Edu, mesmo que de forma inconsciente, é o nosso pastor, que nos guia pelas águas tranqüilas da Igreja “Logos e Mithos”. Sabe, como ninguém, intercalar belos hinos entre as boas postagens (ou pastagens) dos membros.

    Você acha, que lá no fundo, essa sua postura tem a ver com os cultos realizados nas antigas congregações que freqüentávamos, onde os dirigentes entre as pregações e sermões pediam para a platéia cantar hinos da Harpa Cristã?

    Não precisa consultar Freud... (kkkkkkk)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkk...pausa para o louvor, Levi; só falta agora a hora da "coleta"(como era chamada o ofertório na igreja da minha infância)kkkkkk

      Excluir
  4. Meu pai, esse Donizete está um poeta! rs...
    Edu, adoro esses hinos que vc publica depois das rodadas. Grande ideia, Tio!

    ResponderExcluir
  5. Conheço não, mas o And conhece inclusive cantado pelo Luis de Carvalho rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, Anja, não conhece não? 20 anos de igreja e não conheceu o grande Feliciano Amaral??? rssss

      Excluir
    2. rsrsrs conheci o Luiz de }CArvalho, ams sei que a vó do And tem Lp do Feliciano, Luis de Carvalho e Oseias de Paula, mas como disse a avó dele ersrsrsrsrsrs não é de minha época}! kkk

      Excluir
  6. DONI, PODE POSTAR TEU TEXTO QUANDO QUISER, OK? ACHO QUE A PAUSA JÁ DEU.

    ResponderExcluir
  7. ESTATÍSTICAS DO BLOG

    o Logos e Mythos tem tido diariamente em média, 80 visualizações de páginas. Mês passado foram 2.700 visualizações. Para um blog que não tem 6 meses de existência, tá muito bom, não?

    ResponderExcluir
  8. Tá bom sim Edu, tendo como base que voce não mira cliques como objetivo e sim um debate (muitoooo proveitoso por sinal)

    ResponderExcluir
  9. http://www.youtube.com/watch?v=Wi87BCK8cJU }Edu esta também é boa rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme Arantes - Loucas horas

      Excluir
    2. Anja, esse espaço é somente para os hinos antigos, nada de música profana, por favor...

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkk rsrsrs ta bem então esta aqui: http://www.youtube.com/watch?v=lvEwdxAY99U Ave Maria - Bach rsrs

      Excluir
  10. Poxa Edu, essa igreja aqui é pluralista!

    Uma sugestão: a próxima pausa musical deveria ser para se ouvir a "Ave Maria de Gounod", na voz de Fafá de Belém. Agradaria ao Gilberto,e a mim também, que me extasiava com essa sinfonia tocada nas difusoras de minha cidade, ao cair da tarde.

    Que saudades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levi querido, creio que este artigo lhe interesse http://omundodaanja.blogspot.com.br/2012/05/famoso-psiquiatra-pede-desculpas-por.html

      Excluir
    2. Boa pedida, Levi. É verdade, agora temos um católico carola no nosso meio....rsssssss pena que a igreja católica não tem uma tradição mais antiga de padres cantores e de cantores católicos(bem, não que eu conheça). A música começou forte na igreja católica através da renovação carismática. Gil, me corrija, por favor, se estiver errado

      Excluir
    3. Muito bem, Anja, entendeu direitinho o pedido que eu fiz quanto a indicar os links...rsssssss

      Excluir
  11. Ok Edu. Lá por volta das 21 horas colocarei a nova postagem. Mas té legal este papo descompromissado de vocês.

    Mari, Tentei fazer uma poesia para o dia das mães conforme conversamos. Mas o que saiu não era apresentável. por isso nem toquei mais no assunto. rsrsrs. Não encontro a fórmula para encachar as ideias. Mas sou brasileiro. Não desisto nunca! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doni, escrever poesia é escrever com os sentimentos e não apenas com a cabeça. Tem umas técnicas de composição poética (as quais eu nunca aprendi direito, por isso sou um poeta "de rua" rss); sabemos que cabeça você tem e muita, e sentimentos também você os possui. Então é só deixar rolar...e publicar para nós fazermos a crítica...kkkkkkk

      qualquer coisa faz um curso intensivo com nossos mestres poetas, Levi, Mari e Gui. Ah, o católico-que-vai-ser-excomungado-pelo-Bento também um bom poeta...

      Excluir
    2. falando nisso, cadê o Gil que ainda não veio se deleitar com "A cada passo"? será que ele tem missa hoje o dia todo....???


      kkkkkkkkkkkk

      quando ele aparecer vai me jogar uma praga...

      Excluir
  12. edu kkkkkkkkkkk acertou estive todo o dia reunido coma a comunidade no varjão

    Obrigado pelos pedidos da ave-maria!!!!

    Tem música antiga sim! Do famoso padre Zézinho e outros este padre é muito querido meio evangélico.

    abç a todos

    ResponderExcluir
  13. um certo galileu... das muitas coisas do meu tempo de criança... utopia e outras pérolas lindas deste padre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, é verdade, bem lembrado...rss

      Um certo dia a beira mar
      apareceu um jovem galileu...

      Lembro bem desta música desde minha adolescência. Até os evangélicos cantavam, realmente.

      Excluir

Postar um comentário