Quando a ética se torna patética no Reino



Por isso, o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos; E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos, fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse. Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. (Mateus cap. 18 vs. 23 ao 26)

O ser religioso tem intrínseco na sua alma o sentimento relacional de “compensação”, seja ele ego-cêntrico ou extra-cêntrico.

No primeiro caso tudo gira em torno do indivíduo, por isso a necessidade de ser compensado de alguma maneira como forma de gratificação.

No segundo caso, porém, a compensação visa alcançar e beneficiar o outro, o que em última análise acaba sendo também uma forma de auto-compensação e bônus creditado na conta das boas ações.

O indivíduo da parábola decide agir com ética na relação credor/devedor porque ele não queria ficar refém de um “sentimento de dívida”.

Quando ele diz e tudo te pagarei”, estava deixando absolutamente claro que não aceitava a idéia de receber algo que não tivesse um preço a ser pago, fazia questão de ressarcir “compensar” o seu senhor, para que sua falsa liberdade e segurança interior fosse preservada.

O problema porém, é que essa era uma tarefa impossível dele cumprir mesmo que trabalhasse durante toda a vida, devido ao exorbitante valor consignado que agora estava sendo perdoado.

A ele cabia tão somente aceitar o fato de que a dívida já não existia mais pela benevolência gratuita do seu senhor que não esperava nada em troca.

Mas ele insiste numa ética que agora se torna patética diante da impossibilidade compensatória.

O mesmo dispositivo psicológico nós usamos, quando queremos compensar Deus de alguma forma com bom comportamento ou ativismo religioso, achando com isso que iremos persuadi-LO a ser favorável todas as vezes que esse sentimento de dívida seqüestrar nossas emoções.

Seria tão libertador se aceitássemos de vez a verdade de que “Graça” não se merece, simplesmente se recebe sem nenhuma possibilidade de câmbio/troca/barganha, embora ELE entenda nossa tentativa falida em querer compensá-lo com atos externos. 

Essa é uma decisão unilateral que não nos dá o direito (mas ELE é complacente) de compensação, pois justamente aí reside o fato de que “DEUS É AMOR”.

A incompatibilidade e incoerência interior daquele servo fica nitidamente autenticada, quando nos versículos posteriores do texto ele não usa da mesma benevolência recebida para com seu conservo, mostrando com isso que não havia compreendido a dimensão exata do que recebera.

Ademais, Graças a Graça que é de Graça, nós só somos o que somos porque Deus É Quem É!!!

Comentários

  1. esse franklin é um herege mesmo kkkkkkkkkkkkkkk lindo texto e diz tudo: quase sempre nos achamos o bom e bom só Deus! Serve pra todo mundo que se acha dono da salvação e que manda os outros pro inferno rsrsrsrsr Que vá pro inferno o orgulho besta de acharmos que somos melhores. Grande Franklin ve se aparece no grupo acolher hoje precisamos de um herege iluminado como tu para mexer nas estruturas deste grupo kkkkkk abç e parabéns de novo pelo belo artigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gil, tô me especializando como herege, conheci uns caras malucos aqui de Jundiaí que fazem uma salada religiosa num grupo chamado ACOLHER, vc conhece?!@#$%¨&* rsrsrs

      Hoje não vai ser possível ir lá porque estarei trabalhando, mas no próximo se Deus ajudar e o capeta não atrapalhar, vou sair rodopiando no sapatinho de fogo gospel!!! rsrsrs

      Quanto ao texto, realmente o que vc falou está correto, a mensagem que deveria de ser "ESTÁ RESOLVIDO", se tranformou em "ESTÁ CONDENADO" se não seguir as regras da nossa religião!

      Que vá pro inferno essa cambada de exclusivista!!!

      Obrigado pelo iluminado, mas só se for pelas velas pretas e vermelhas que tenho acendido pro EXU DAS ALMAS pra exorcizar os exclusivistas da salvação!!! rsrsrs

      Excluir
  2. Kilim,

    Todas as religiões do livro induzem naturalmente seus seguidores a pensar em compensação, retribuição, e restituição e outras maneiras mais de ser favorável ou receber o favor de sua divindade.

    Os seguidores da Bíblia encontra respaldo de Gênesis a apocalipse para agir pensando em tal retorno. (isso, claro, numa interpretação literal de alguns textos)

    Mas sejamos francos Franklin, nós que nascemos e fomos criados num sistema capitalista, temos dificuldades de assimilarmos o conceito da graça. O cristão, por isso, parte da premissa que a salvação eterna não saiu de graça, muito pelo contrário, veio a preço de sangue. Por isso ele considera que o máximo que ele puder fazer, não passará do mínimo exigido nesta matemática.

    E assim caminha a humanidade.

    Parabéns pelo excelente texto.

    ResponderExcluir
  3. E por falar em favor divino, assisti o filme Fúria de Titãs 2.

    Duvida que até o velho Hades, persuadido pelo bom Zeus entrou na luta a favor dos humanos?

    Outros tempos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doni Nobre Apóstata Assembereano, a mensagem da cristandade se resume em "CAPITALIZAR/SOMAR", o "DIVIDIR/SUBTRAIR" está fora de cogitação!

      Existe uma necessidade na mente religiosa de "SER EXTRAVAGANTE" para "TORCER O BRAÇO DE DEUS" para chamar a atenção DELE com atos externos!

      A Graça é AGRESSIVA e ESCANDALOSA para quem não admite ficar refém desse sentimento equivocado de dívida!

      Vou ver se assisto o filme...

      Excluir
  4. Bom texto para nossa reflexão, Franklin

    “O ser religioso tem intrínseco na sua alma o sentimento relacional de “compensação”, seja eleego-cêntrico ou extra-cêntrico.”


    Percebo no meu meio de convivência uma quase unanimidade expressa naturalmente através da seguinte assertiva: “Se não fosse a promessa do céu, e o medo de ir para o inferno, eu estaria no mundo gozando o que ele tem de ‘bom’, estaria ‘pintando e bordando’ ”, como se diz na gíria popular.

    Você já viu, Franklin, em sua experiência igrejeira, alguém orar assim:


    "Se eu te adorar por medo do inferno, queima-me no inferno. Se eu te adorar pelo paraíso, exclua-me do paraíso. Mas se eu te adorar pelo que Tu és, não escondas de mim a Tua face”. (Oração de Rabia – Uma Iraquiana - 800 D.C.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre Mago, essa é a realidade generalizada (salvo alguns poucos casos) da cristandade que "serve" à Deus por puro medo!

      Medo que não deixa a pessoa curtir o mundo que aí está posto para o nosso deleite, sem crise de transgredir o sagrado!

      Acho que já estou com os dois pézinhos no caldeirão do capeta, pois estou PINTANDO e BORDANDO em NOME DE JESUS e PARA A GLÓRIA DE DEUS!!! rsrsrs

      Linda essa oração! A grande parte "dos crentes" seja de qual confissão religiosa for, não tem discernimento suficiente para isso!

      Excluir
    2. Que bom, Levi, que você trouxe esta oração que já estava em minha mente enquanto lia os comentários anteriores.
      A boa nova é que ainda existem milhares que não dobram os seus joelhos ao baal dos méritos. Antes, tem no coração uma gratidão que transborda em louvor e adoração àquEle que renova sobre si todos os dias, a Sua misericórdia, por sua infinita graça.
      Esta multidão, pode não ser percebida pelos Elias da vida, rsrs mas são vistas pelo criador.

      Beijo.

      Excluir
  5. Bom texto Kilim!

    Mas realmente, como disse o Doni, as religiões INDUZEM, mas como eu gosto de ir sempre além, elas não apenas fazem isto; elas IMPÕE! Ora, impõe até a morte como sendo necessaríssimo!!! (vide os mártires né mesmo Gui???) rsrsrs

    Kilin, só uma coisa eu digo: #EstouLiberta

    Parabéns

    Bjux

    Anja

    ResponderExcluir
  6. ANJINHA MARVADA, vou fazer de vossa excelência minha procuradora nos debates, não tenho argumentos suficientes para réplica como vc o Edu e os demais hereges dessa possilga teológica, somente inspirações subjetivas de liberdade que não ganham expressão contundente...

    Se vc se sentir oprimida novamente, vem pra Sampa que o Pai Kilin de Yeshua faz um descarrego e dá um pedala robinho gospel pra te libertar dessa mandinga legalista! rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk "xacumigu" painho e se eu precisar de um banho de descarrego, vou aí pra sampa e me "descarrego" com painho kilim rsrsrsrs Bjux

      O saravá meu pai.. Painho tá me agraciando pra ser procuradora dele nos comentários?? é uma honra painho kilin rsrsrs

      sharanaiaaa rsrsrs


      Bjux

      Anja

      Excluir
    2. SÓ NÃO CONTE COM PAGAMENTO DOS HONORÁRIOS, CARA ADVOGADA DO DIABO!!! rsrsrs

      setumecantastumelevas...
      siricantalanapraia...
      chupaxitabalahalls...
      cantalanasiriaritamemnaarabia...

      Aff zinfi, tô recebendo uma visitação do além1 rsrsrs

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      uai, mas num sou eu qm devo pagar painho??? é a 1° vez que vejo um pai de santo que paga ao invés de receber kkkkk

      oohohohoho to sentindo q ocê ata recebendo painho rsrsrs
      setumecantastumelevas...
      siricantalanapraia...
      chupaxitabalahalls...
      cantalanasiriaritamemnaarabia.
      amalahcai...amalacai... a mala caiu!!! kkkkk

      Excluir
    4. kkkkkkkkkkkkk só agora que entendi painho rsrsrs é receber homnários por ser sua ASPONE (assessora de porra nenhuma) rsrs aqui nos comments rsrsrsrs

      Mas diante de tantas bençãos que tenho recebido de vc painho kilin rsrs tá mais que pago kkk osss digo, meu blog tem recebido kkk

      Excluir
    5. AI,AI,AI,AI,AI,AI, ASSIM VC MATA PAPAI!!! RSRSRS

      Excluir
  7. GENTEM, O GIL BEGIATO é o mais novo HEREGE que acabei de conhecer por esses dias ao vivo e a cores aqui em Jundiaí em uma reunião em que ele e alguns pastores desviados (depois de me conhecerem pelo blog) me sabatinaram com questiúnculas gospel! rsrsrs

    O Gil é um rebelde coroinha católico, que se mancomunou com ex pastores talibãs rsrsrs e fundaram o GRUPO ACOLHER (Uma salada espiritual eclética que recebe a todos indistintamente sem querer fazer PROSELITISMO para juntos cultuarem à Jeová, Buda, Maomé, etc., seja qual for a divindade a que o indivíduo queira prestar serviço espiritual).

    O cara é um maluco de pedra que pra estragar mais ainda me conheceu e quer que eu dê uns pitacos nessa irmandade HELLMANN'S! rsrsrs

    Eles tem um trabalho social e pregam a mensagem com atitudes práticas que fazem com que o necessitado seja salvo do inferno aqui e agora e já desfrute do céu!!! MUITO BOMMMMMMM...

    É escritor de livros com alguns temas interessantes, e uma pessoa sincera em servir a Deus inserido no contexto onde vivi,não somente um teórico que quer salvar as pessoas do inferno!

    Pude perceber na conversa e nas interações que estamos tendo que é uma pessoa sensível e reverente ao ser humano que é a expressão máxima da Divindade nos contatos imediatos!

    Recomendo que visitem o blog dele e baixem os e-books.

    O link é: http://gilbertobegiato.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Bem vindo Gil Begiato.

    É a Tdl né?? Legal curto muito. Se tiver umas fotos, please, manda para meu e-mail anjaarcanja.batzion9@gmail.com

    Bjux da santa anja rsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TÓIMMMMMMMMMMMMMMM @#$%¨&* DHERRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR@#$%¨&*

      O que é Tdl Anjinha Marvada, esclareça meus neurônios!

      Tem que falar com o Edu que é o gerente dessa espelunca teológica terrorista! rsrsrs

      Excluir
    2. rsrsrsrs Tdl (Teologia da libertação) painho srsrsr

      Gilber†o Ângelo Begia†o Não achei os e-books que o kilin falou, onde tão?

      Estive no seu blog e já estou seguindo e gostaria de convida-lo para estar ao Lado do Daniele Faedda Pusceddu escrevendo sobre Tdl em meu blog, gostaria muito que vc desse uma olhada no meu blog e me desse uma ressonância.

      http://omundodaanja.blogspot.com.br/

      Grata,

      Bjux

      Anja

      Excluir
  9. Franklin

    O teu artigo está em consonância com o que o Edson postou lá na C.P.F.G., uma vez que os comentários lá desembocaram para o tema do prêmio que os mortos "em Cristo" vão receber na glória.

    Então, à guisa de subsídios, quem quiser pode dar uma passadinha lá, e disparar a sua metralhadora (rsrs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Nobre Mago, vou passar lá e ficar na trincheira até que encontre oportunidade de metralhar aqueles inimigos n° 1 da América!

      Excluir
  10. Gente, não sei quem de fato é o dono deste recanto, mas tem uns aritgos de meus colaboradores que gostaria de replicar aqui. Com quem devo falar? É com vc Kilin? ou Edu? ou Levi? afinal quem???

    ResponderExcluir
  11. Best, como sempre seu texto é muito bom de ler.
    É a tal história, somos compensadores e interesseiros por natureza, pintamos Deus a nossa imagem e semelhança.
    Quem respeita sendo desrespeitado, quem dá sem nada receber, se entrega sem esperar entrega?
    Mas ainda bem que temos a esperança de que Deus seja melhor, infinitamente melhor do que nós.

    Abração. Fica com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como diz meu irmão best, Deus é bom a gente que não presta!!! rsrsrs O sujeito é figurinha heim...rsrsrs

      Excluir
  12. ATENÇÃO, BANDO DE HEREGES:

    A PEDIDO DA MARI E DO DONI, GOSTARIA QUE NÃO SE RESPONDESSEM A UM COMENTÁRIO INDIVIDUALMENTE ABAIXO DE QUEM FEZ O COMENTÁRIO, MAS QUE OS COMENTÁRIOS SEMPRE SIGAM A ORDEM UM EMBAIXO DO OUTRO, POIS FACILITA NÃO TER QUE FICAR SUBINDO PARA VER O QUE O KILIM, POR EXEMPLO, RESPONDEU LÁ EM CIMA AO LEVI.

    SE TODO MUNDO CONCORDA DIZ AMÉM. QUEM DISCORDA DIZ AMÉM TAMBÉM...HEEEE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMÉMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM

      \O/ \O/ \O/

      L_______________O_____________L

      Excluir
    2. ÔÔÔ GLÓRIA!!! TÁ LIGADO IRMÃO!!! RSRSRS

      Excluir
  13. ANJA,

    SE VOCÊ QUISER POSTAR TEXTOS AQUI, É SIMPLES: EU TE MANDO UM CONVITE PARA SER AUTORA DO BLOG E VOCÊ ENTRA NA NOSSA LISTINHA DE ESPERA....RSS

    SÓ PRECISO DO TEU E-MAIL PARA MANDAR O CONVITE, QUE É CLARO, NOS DARIA MUITA ALEGRIA, JÁ QUE QUEREMOS VER ESTA CONFRARIA CHEIO DE TEÓLOGOS E TEÓLOGAS QUE TENHAM ALGO A DIZER ALÉM(COMO VOCÊ DIZ GOSTAR DE FAZER) DO LEITINHO ESPIRITUAL QUE OS CRISTÃOS ESTÃO ACOSTUMADOS A TOMAR TODOS OS DIAS EM SUAS IGREJAS.

    ResponderExcluir
  14. KILIM E DEMAIS CONFRATERNOS:

    Bem, este é um texto bem teológico-prático, cuja mensagem é de fato, mal compreendida no meio cristão.

    Afinal de contas, a salvação no âmbito cristão é totalmente de graça pela Graça?

    O DONI disse algo muito relevante:

    "Todas as religiões do livro induzem naturalmente seus seguidores a pensar em compensação, retribuição, e restituição e outras maneiras mais de ser favorável ou receber o favor de sua divindade.

    É verdade, o esquema praticar-para-depois-receber é o cerne tanto do javismo antigo, quanto das próprias narrativas dos evangelhos.

    o tema básico deste versículo que você destaca, é o perdão, que é um dos pilares do novo reino que Jesus anuncia.

    O devedor devia, logo, devia pagar; tinha que dizer que pagaria ainda que a dívida fosse impagável. (naqueles tempos as negociações de dívidas com os cartões de crédito ainda não existiam; hoje se você dever 5 000 a um cartão e dizer que só pode pagar 1000 eles aceitam na hora..rsssss)

    No reino dos homens, o senhor estaria no direito de vender o que o devedor tinha para ser ressarcido. Mas então, entra a singularidade que faz parte do reino de Jesus: o senhor perdoa a dívida impagável.

    E para expandir a lição, Jesus faz esse devedor não perdoar uma dívida bem menor e pagável do qual era credor, pondo o seu devedor na prisão.

    Mas aí entra outro complicador na questão da Graça.

    Sabendo o que esse homem fez, o seu antigo credor que o tinha perdoado, retira-lhe o perdão e o manda para ser torturado até que tenha pago a dívida impagável.

    Jesus termina sua parábola dizendo:

    "É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão"...

    ResponderExcluir
  15. (vou quebrar os meus comentários para que não fiquem enormes e cansativos para ler)

    Se formos começar a pensar com a definição paulina que temos de GRAÇA, favor imerecido e irrevogável, dificilmente a conciliaremos com essa mensagem de Jesus.

    Pensemos, pois:

    Deus, através da fé, perdoou os pecados dos homens, e agora, eles são salvos apenas por essa fe´, sem as obras da Lei.(que funcionava no esquema faça-isso-que-eu-te-darei-aquilo).

    Mas a própria teologia de Paulo se faz complexa quando ao mesmo tempo em que diz "não estar debaixo da Lei", dizer que não vive sem lei, já que está debaixo da lei de Cristo.

    Mas qual é a lei de Cristo?

    Se nos basearmos nessa passagem que estamos comentando, poderemos dizer que faz parte da lei de Cristo, perdoar para ser perdoado.

    De nada adianta alguém dizer-se salvo pela fé se não pratica a obra do perdão. Já dizia tiago, irmão de Jesus, que a fé sem obras é morta.

    Há sem dúvida, no corpo de textos do NT mais de uma teologia sobre a salvação e muita confusão teológica se faz ao misturar todas elas.

    ResponderExcluir
  16. Mas o que Jesus pregava? a vinda de um reino. E como é um reino "mundano"? ele tem um soberano, tem seus ministros e conselheiros e esse reino tem uma lei.

    Já que Jesus tomou como cerne de sua pregação "um reino"(tema que já tinha sido construído nos profetas do AT), é de se esperar que tal reino tenha também um soberano(que seria o próprio messias, no caso, Jesus), um corpo ministerial (que seria os seus doze discípulos) e uma lei.

    É exatamente na Lei que o reino de Jesus se diferenciava dos reinos do mundo. O dito de Jesus diante de Pilatos, "meu reino não é deste mundo" tanto pode ser entendido como "meu reino não é visível como os do mundo, mas é um reino interior, invisível" (o que se ajustaria com a passagem em que Jesus dizia que se alguém dissesse "ei-lo ali" não seria verdade) ou que o seu reino não seria como os reinos do mundo são, ou seja, os reinos do mundo eram baseados na corrupção, no domínio, na opressão, o reino de Jesus seria baseado no perdão, na paz, na solidariedade, na igualdade entre todos os homens.

    Diante disso, não poderia fazer parte desse reino, quem não perdoasse (como no caso citado na parábola citada), ainda que o texto dê a entender que o "perdoado que não perdoou" poderia ainda "voltar ao reino", desde que pagasse sua dívida e aprendesse a lição.

    Uma passagem interessante sobre "as recompensas do reino" está também em Mateus 19, 27...

    Pedro questiona a Jesus o que eles ganhariam já que largaram tudo(casa, família, bens) para segui-lo. Então Jesus dá uma resposta escatológica:

    "...quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos, para julgar(governar) as tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna".

    Numa outra passagem (Mt 2020) a mãe(sempre as mães!!!!! rsss) dos filhos de Zebedeu, foi pedir a Jesus que no seu futuro reino, seus dois filhos se sentam-se cada um de uma lado de Jesus em seu trono.

    Mas Jesus disse que isso era um pedido muito grande, já que os seus filhos não poderiam "beber o cálice que eu vou beber". Mas os "filhos da mãe" disseram que sim, que eles podiam beber o cálice que Jesus beberia na sua morte. Então Jesus muda um pouco o discurso e diz que realmente eles beberiam o seu cálice(provavelmente se referindo às perseguições que teriam e riscos de morte), mas que quem se sentaria à sua direita e à sua esquerda era da alçada do "dono do Reino" - o Pai:

    "o sentar-se à minha esquerda e à minha direita não depende de mim. É para aqueles a quem o meu Pai o preparou".

    Quem seriam os eleitos para tal recompensa...???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza não será nem um calvinista e muito menos um arminiano rsrsrs mas seria hilário né? um calvinista à esquerda e um arminiano à direita, o calvinista reclamando que a direita deveria ser dele e o arminiano chamando o calvinista de herege. kkk e continuaria a briga no céu, JC não suportaria tal suplício. rsrsrs iria dividir lugar com o demo no caldeirão de fogo, ou seria lago d efogo?? rsrs

      Excluir
  17. quero destacar ainda, Mateus 25.31 em diante.

    Aqui, fala sobre o estabelecimento do reino messiânico na terra. o critério de julgamento do messias para os que entrarão ou não no reino é a SOLIDARIEDADE.

    Quem saciou a fome do faminto, quem deu de beber a quem tinha sede, quem visitou o enfermo em suas dores, quem abriu a porta de sua casa para um forasteiro que não tinha onde dormir, quem foi à prisão visitar o encarcerado, tem parte no reino pois fazendo para os "pequeninos", a Jesus fez.

    Quem não foi solidário com seu próximo, deixou de ser solidário a Jesus e recebe a alcunha de "cabritos" e o destino é o reino do "fogo eterno".

    Como conciliar todas essas questões com a Graça que nada pede em troca?

    A questão não é de simples solução, pois os especialistas dizem que nos textos do NT subsistem diferentes tradições(também nos sinóticos), muitas vezes com visões diferentes uma das outras sobre alguns temas importantes como "salvação"

    A teologia paulina pode ser conciliada com a teologia dos sinóticos?

    Enfim, como eu disse lá na CONFRARIA DOS PENSADORES FORA DA GAIOLA(da qual essa cria rebelde), as recompensas existem, mas a perspectiva é singular e diferente do puro toma-lá-dá-cá que conhecemos em nosso dia a dia.

    vou repetir aqui o que eu postei lá:

    ... eu vejo que as recompensas e bens prometidos aos fiéis judeus que seguiam Jesus seria no Reino escatológico de Deus, Reino que não seria conforme os "Reinos do mundo" (uma outra interpretação para a frase de Jesus, "o meu reino não é deste mundo).

    Seria um reino(utópico, é verdade) de paz e justiça, com o messias sendo o regente deste reino. Ora, num reino estabelecido pelo próprio Deus, os valores seriam outros; poder, dinheiro tratado com um deus, injustiça social, opressão, religiosidade doentia, não existiriam ali.

    É o reino perfeito que todos buscamos, pois todo homem de bem busca a justiça, a paz e a não opressão.


    Tal reino pode ser utópico, mas as utopias existem para serem um guia, ainda que inalcançável, para que as extruturas socias corruptas, sejam um dia, pelo menos, enfraquecidas.

    É claro que esse meu comentário é de um "cristão fora da gaiola" do século 21 que precisou fazer uma releitura do que foi dito há 2000 anos...

    ResponderExcluir
  18. Para terminar esse loooongoo e cansativo comentário(perdão a todos que tiveram a paciência de ler)

    Albert Schweitzer,

    piedoso médico cristão, autor do best seller "A busca do Jesus histórico", que deu grande parte de sua vida para cuidar dos doentes na África, escreveu(se não me falha a memória quanto ao autor da frase) que

    "Jesus pôs a roda da história para girar mas foi esmagado por ela".

    Ou seja, Jesus pregou o Reino de Deus, um reino que viria literalmente ser estabelecido na palestina do qual todas as nações da terra seriam beneficiadas; um reino de paz e justiça e solidariedade, um reino oposto ao "reinos do mundo".

    Mas o reino não veio, o que veio foi o cristianismo de Constantino e a igreja cristã católica agarrada até ao talo ao poder temporal e praticando uma ética oposta a "ética do reino de Jesus".

    Jesus fracassou? sim e não.

    Para os que leem sua história mais "historicamente" e menos "teologicamente", Jesus foi um messias fracassado(morreu sem ver o término da sua obra), mas ficou o seu exemplo de sabedoria, de justiça; suas pregações de perdão, solidariedade, amor ao próximo, são mais necessárias hoje do que nunca antes. Ficou como um farol utópico a ser perseguido belos homens e mulheres de boa vontade.

    Para quem lê sua história teologicamente, a sua morte não foi um fracasso, foi apenas um interlúdio, já que ressuscitou, subiu de volta ao seu Pai e por fim voltará para definitivamente, implantar o seu reino "a ferro e fogo". Para estes também, ficaram todas as palavras e gestos de Jesus para serem seguidas e imitadas.

    Ambos grupos podem caminhar de mãos dadas se o primeiro grupo procurar entender a fé do segundo grupo(sem deixar de criticar os muitos desvios e aberrações) e o segundo grupo aceitar como válida o entendimento do primeiro(ainda que procure gerar fé "salvífica" para esse grupo mas sempre com sabedoria e amor); afinal de contas, no final,

    "Deus será tudo em todos".

    Agora, vou ficar esperando o que vem de lá (como diz o Levi...rsss)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, fiz questão de ler com a devida atenção seu lonnnggoooo e extenso comentário(s) e ainda continuo dizendo que a graça é de graça! Aquele que é alcançado, gera frutos (obras), pois em si, ele tem a consciência que amar e respeitar a seu próximo, inclui: discussões, dores, e PERDÃO.

      Agora JC fracassou? SIM! Seus discípulos vazaram assim que ele foi preso (montaram no porco), e como disse vc, veio o cristianismo com tudo de podre que ele tem!

      E não, olhando nesta bela e utópica visão teológica.

      Sugiro então um mais ou menos para o fracasso de Jesus. Vamos esperar pra depois do fim (muerte) saber isto, mas por enquanto, melhor fazer daqui um lugar melhor pra se viver. Olhando por esta ótica, não vejo fracasso, mesmo se nada vier depois.

      Então hoje, vejo como sem sentido dogmas, teologias, doutrinas, definições sobre o que é ou não pecado, o que pode ou não fazer, se ser gay é abominação ou não e sucessivamente, antes, quero fazer o mundo ao meu redor melhor pra mim e meu próximo.

      Abraços mano.

      Em tempo, quanto ao convite, aceito! rsrs se for pra enterrar. se voces ajudarem jogando cal por cima pra acabar mais rápido rsrs.

      Meu e-mail é: alsmineiro70@gmail.com

      Fico agradecido e honrado com seu convite.

      Paz

      Anderson

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Edu, gostaria tb que meu blog entrasse na lista de blog dos confrades né? rsrsrs

    ResponderExcluir
  23. Anja,
    teu blog já está lá, junto com os outros eleitos...

    vou mandar logo, logo o convite, espere em jejum e oração e confie...

    ResponderExcluir
  24. Excelente o texto, Franklin!

    Como ainda precisamos compreender e experimentar mais desta abundante graça de Deus! Na verdade, nós é que nos bloqueamos em relação a ela.

    Devemos nos abrir inteiramente para a graça (se é que isto é possível) e buscar aplicá-la nos nossos relacionamentos.

    Ora, se Deus nos perdoa uma dívida de "talentos", que direito temos nós de executar uma dívida de "denários" do nosso próximo? Simplesmente não podemos mais ser credores morais de ninguém!

    É o que tenho aprendido com a vida e mesmo assim sei o quanto é difícil renunciar às dívidas morais em relação ao meu próximo porque, em certas horas, penso em cobrá-las esquecendo-me de que falhas muito maiores foram perdoadas graciosamente.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  25. hahaha Edu, posso esperar e confiar, mas num sei orar e detesto jejum!! kkkkk

    ResponderExcluir
  26. CACETE EDU, tenho inveja "santa" da sua capacidade argumentativa MY HERO!!! rsrsrs

    Teu comentário é um verdadeiro TRATADO TEOLÓGICO que causaria vertigem nos mais renomados pensadores, pela profundidade em que ele nos faz mergulhar, olhando sobre outra perspectiva nossos "ABSOLUTISMOS HERMÉTICOS". IIIIIIIIII EUUUUUUUUUUUU TÔ falando sério minino!

    Dá outra postagem só ele!!!

    Vc me fez olhar em outras direções que até então o TICO e o TECO não havia discernido.

    Thank you very much MY HERO!!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  27. AHHHHHHHHHHHHH Se eu lembrar vou seguir a regra sugerida por vc e pela Mari, quando não fizer perdoem esse cabeção aqui!!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  28. Rodrigão, creio que essa tarefa deva ser ainda mais difícil pra vc, devido ao imperativo da sua profissão! Que dilema!

    ResponderExcluir
  29. Edu,

    Graça, perdão, reino... São de fato temas que requerem muitas linhas. Não tem como economizar. Assim mesmo, dada a profundidade dessas questões, você foi até lacônico! Mas foi uma aula e tanto.

    Bom seria que os seminaristas espalhados pelo Brasil conhecessem este espaço que trata de forma tão aberta e de tão alto nível como este.

    Infelizmente muitos se limitam a exporem suas ideias nas redes sociais. Não que eu seja contra as redes sociais, mas sim do teologia reversa difundida por eles.

    Acredito que a igreja deve se unir em torno do que ela defende, e não em torno do que ela condena. Como infelizmente fazem.

    abraços a todos.

    ResponderExcluir
  30. Errata.

    "Bom seria se os seminaristas espalhados pelo Brasil conhecessem este espaço que trata de TEOLOGIA de forma tão aberta e de tão alto nível como este..."

    ResponderExcluir
  31. Edu, minha compreensão é a seguinte : A graça é o o cumprimento do amor de Deus para nós, seu favor é seus braços eternamente abertos para nós, nossas ações más não nos separam dele e nem as boas aumentam o seu amor por nós, mas isso não significa que não precisamos nos concertar ou que não teremos o fruto de nossas ações. Deus não se afasta de nós, mas quando cometemos uma má ação sentimos imediatamente as consequências disso em nossa vida emocional ou física. Cedo ou tarde colheremos o mal que semeamos, e se o inferno é um estado de espírito e assim acredito, nos lançamos lá sempre que escolhemos o mal.

    Lembrei de uma frase atribuída a Abraham Lincoln: Se pratico o bem sinto-me bem, se pratico mal sinto-me mal: Essa é a minha religião.
    É por que o que bom faz bem!!

    Edu, teu comentário não foi cansativo, pelo contrario, ampliou nossa visão sobre o tema, pois nada tem um só lado.

    Abraços e muito obrigada pela consideração com o pedido da ordem das postagens. rsrs...
    Fica com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também penso da mesma forma com cada vírgula que escreveu best!

      Excluir
  32. Edu, confesso que não desejei fazer mais nenhum comentário após o teu tratado de teologia. No entanto, rsrs me deparo com as expressões:

    "Abel, por sua vez, também ofereceu as primícias e a gordura de seu rebanho. Ora, Iahweh agradou-se de Abel E de sua oferenda".

    Eu penso que a conjunção aditiva "e", faz a diferença para quem entende que Deus agradou-se de Abel, por causa... e não E dele por si. Ou seja, Deus poderia continuar agradado de Abel, muito embora não ter apreciado a sua oferta.

    "Finalmente, meus irmãos, vos pedimos e exortamos no Senhor Jesus que, tendo ouvido de nós como deveis viver para agradar a Deus, e assim já viveis: todavia, deveis ainda progredir. (I Tessalonicenses 4,1)

    É incrível que a sequência deste capítulo 4 até o versículo 12 trata de um comportamento que redundará em convivência de amor com o próximo. Eu penso que a graça Deus de nos alcançou, e Ele se agrada de nós. Portanto, nosso caminhar também lhe deve ser agradável como fruto da nossa gratidão por tudo que recebemos dEle. Penso que Abel agradava a Deus com os seus atos também.

    ResponderExcluir
  33. Franklin, como sempre seus textos são muito proveitosos. Só não concordei com seu seguinte comentário: "não tenho argumentos suficientes para réplica como vc o Edu e os demais hereges dessa possilga teológica, somente inspirações subjetivas de liberdade que não ganham expressão contundente..."

    Desde quando o subjetivo perde contundência por não ser exato?

    Até mesmo as inspirações subjetivas, podem ganhar corpo quando diz respeito ao vivido por nós humanos inexatos.

    Beijo amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guiomar, as "inspirações subjetivas de liberdade" não ganham contundência externa (influência densa e expressiva para quem as observa de fora, os "expectadores" da nossa subjetividade), e sim interna por quem as vivencia. Isso que eu quis dizer creio que converge no que vc escreveu.

      Excluir
    2. O que você disse eu entendi. Só penso que como todos nós somos inexatos, podemos perceber o subjetivo quando ele é exteriorizado, porque todos vivenciamos experiências subjetivas. Bom, minha forma de pensar.

      Excluir
  34. Eduuuuuuu to perando o convite!! hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ÔÔÔÔÔÔÔ EDUUUUUUUUUUU SEU MALACABADO, NÃO DEIXA A GAROTA CHUPANDO MANGA, DÁ O INGRESSO PRA ELA LOGO, VC VAI VER QUE A CHAPA VAI ESQUENTAR AQUI NESSE CALDEIRÃO DE COMEDORES DE FÍGADO DE ORTODOXOS!!! RSRSRS

      Excluir
  35. Pode comentar depois q bebe muitoo vinho?? hahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí que a coisa esquenta e fica boa Anja Marvada! Solta o verbo Deusa das Heresias! rsrsrs

      Eu já tomei minhas brejas, mas ainda aguento mais alguns ml's até a calada da noite! rsrsrs

      Excluir
    2. Kilin deu não!! rsrs My lord chegou com dua caixas de skol aí como eu já tinha tomado vinho já viu né? rsrsrs depois da 1° caixinha eu apaguei rsrsrs

      Mas to na área e nem adianta tentar derrubar que não conseguem!

      Quanto a seu texto, fiz meu atacamento, já quanto ao "texto testamentário"[sic] e extremamente longo do Edu (PQP0 vai ter argumento assim lá na china viu? aff nem li que tava de fogo rsrs mas hoje vou ler, mas com certeza nada terei a acrescentar, já que ele escreveu uma "bíbra" hahahahahaha (brincadeira viu Edu) agora na calada da madruga (4:40) vou ler seu testamento rsrsrs Bjux


      Anja

      Excluir
  36. Anja,

    por que se turba o vosso coração? Olhai os lírios do campo...crede em Deus e crede também em mim, na casa da logos e mythos há muitas moradas, senão eu vô-lo teria dito; o teu lugar já está preparado...

    Ev segundo EduardoM, 66.6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkk gostei!!! em stand by rsrsrs

      Excluir
    2. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      CHOREI LARGADO!!!

      Excluir
  37. Doni,

    é verdade. Quando pensei em criar este espaço também estava pensando que alunos de seminários(ou qualquer um que tivesse vontade de ir mais fundo em temas bíblicos) pudessem achá-lo; fica aí a dica a todos os autores. Divulguem o Logos e Mythos para alguns eleitos(os que buscam além do leite) em suas igrejas(para quem ainda a frequenta) ou na roda de amigos que gostam de discutir bíblia.

    Gostei de termos um comentário de um visitante, o GILBERTO(e foi logo o primeiro!), volte sempre.

    Eu não quero mais dizer muita coisa sobre o que eu já disse; mas creio que devemos estar cientes de que no NT existem de fato, mais de uma tradição teológica sobre salvação, Lei, moralidade...entender isso já ajuda bastante nossas leituras bíblicas (para quem ainda lê a Bíbia...hehehehee)

    KILIM,

    vai aqui meu protesto pelas suas palavras!!

    cacete, KILIM, teus supostos "tico e teco" valem por milhões de outros neurônios que andam nas cabeças cabeçudas de muitos evangélicos....

    ResponderExcluir
  38. Edu, eu tava lendo os 2 últimos comentários seu e da Mari sobre mudar a forma de fazer os comentários, bom eu sei fuçar neste trem sô. Se vc quiser eu posso colocar como t´=a no meu. ok??

    Bjux

    Anja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aff óia o erro rsrs é como tá no meu rsrs. bão se ocê quiser né? rsrsrs

      Excluir
  39. Mas e aí, acabaram-se os debates já tão cedo?

    Podemos discutir por exemplo, por que ao mesmo tempo em que Paulo diz que a salvação trazida por Cristo é totalmente através da graça e "não por obras para que ninguém se glorie" ao mesmo tempo em outros escritos, condiciona o entrar no Reino dos Céus a uma certa moralidade que para ele consistia em não praticar as "obras da carne" e constrói suas listas dos que "ficarão de fora".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EDU, ANTES QUE O TEXTO SAIA DO AR, ELABORE MAIS SOBRE ISSO QUE VC ESTÁ PROPONDO, EU ESTOU INTERESSADO EM LER O QUE VC TEM A DIZER.

      TAMBÉM ACHO ALGUMAS CONTROVÉRSIAS NESSE MALUCO DO PAULO!

      Excluir
  40. Santa Confraria etílica!!!!

    como se não bastassem dois cachaceiros seresteiros(Kilim e Levi) está chegando uma Anja que não escaparia ilesa de um teste de bafômetro...

    Preciso urgentemente de alguns teólogos conservadores aqui para equilibrar as coisas e se fazer alguns descarregos se forem necessários...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o militar (do exército ou da polícia?) EDU MEDEIROS ou o ANDERSON MINEIRO aplicaria o teste nos pinguços da confraria...

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      ESSA ANJA É UMA FIGURINHA CARIMBADA HEIMMMMM...

      Excluir
    2. hahaah tem que ser o Edu!!! Ao Anderson iria se perder com o bafômetro, se confundir todo ele mesmo iria soprar o trem e aplicaria a ele a punição devida tsrsrsrsr

      É Edu, só ficou ocê mesmo de milico pra aplicar a lei aos confrades rsrsrs.

      Mas eu me recuso a produzir provas contra mim mesma kkkkk

      Excluir
  41. Ah, esqueci,

    ANJA, teu convite já foi enviado.

    ResponderExcluir
  42. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e eu acabei de aceitar e já to doidinha pra entrar na lista lá de postagens viu?? rsrsrs Louca pra reverberar alguns textos meus antigos que em meu blog não foram debatidos como eu queria, mas aqui com certeza serão! Já conversei com todos os meus colaboradores e estou autorizada a postar os textos aqui e representa-los nos debates, mas eles tb viram na medida do possível para participar do debate. Hoje eu falava com o Gondim no Celular e ele tb autorizou-me a postar algumas de suas meditações, umas q penso, merecem um debate. O Daniele gostou demais deste recanto de hereges e Edu, pasme, esta casa herética sera usada nas aulas de filosofia na turma do Dani se não me engano a galera do 8° período e os alunos dele tb comentarão, mas penso que a princípio, darão mais importância aos textos do Dani que eu postar aqui, mas já é um começo né? Ele disse que não tem tempo pra estar comentando e escrevendo pra confraria, mas como ele escreve EXCLUSIVAMENTE para meu blog, vou postando artigos e crônicas dele. Pois aí Edu, se voce pensou que eu iria trazer teólogos, haha estou trazendo estudantes de filosofia e teologia da PUC-MG hahahahaha há e quanto ao teste do bafômetro vc esqueceu de um detalhe: sou anja e poderosaaa rsrrs passo em todos os testes rsrs


    Mas qnd é mesmo a minha 1° postagem??? Amanhã? rsrsrsr


    Obrigada Edu vlw mermo!

    Bjux

    Anja

    ResponderExcluir
  43. Muito legal, Anja, vai enriquecer bastante este espaço.

    Mas, como aqui não há privilégios (nem para seres celestiais) você entrará após a última a postar que é a Guiomar.

    Temos por praxe deixar os textos postados por 4 dias, já que os debates por aqui são intensos na maioria das vezes.

    No mais, o tapete vermelho está posto para que você adentre às portas deste paraíso teológico herético e mitológico.

    Mas vou logo lhe dizendo que este paraíso aqui não são só flores. Cuidado com as serpentes(símbolos da sabedoria) que passeiam pelo jardim querendo induzir a que se comam o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal que os deixará nu, pelados com a mão no bolso...

    ;)
    beijos

    ResponderExcluir
  44. Franklin, Muito bom seu texto e de fato sempre o ser humano quer "compensar" deus de alguma forma. Em um debate na ultimato (pra variar num texto da anja), lembro-me de uma bitolado dizer que a graça não é de graça, estranho não?

    Sabe como eu vejo? Mais ou menos assim:

    Moisés, chegando às portas do paraíso, foi recebido pelo Senhor que disse: - Vai, entra, só mesmo pela minha graça que estás aqui!
    E lhe deu um bicudinho na bunda, jogando-o portão adentro.

    Da mesma forma o ladrão que estava ao lado de Cristo na cruz ao chegar, foi recebido da mesma maneira, com a mesma fala e com o mesmo bicudinho! rsrs

    Ou seja, nada, absolutamente nada podemos fazer para compensar.

    Anderson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUERUBIM UNGIDO DAS MINAS GERAIS QUE FAZ BICO DE MILITAR ANDERSON MINEIRO rsrsrs, PQP que nomenclatura longa VÉI...

      CREIO QUE O CABEÇÃO DO MOISÉS ENTRARIA MESMO É NA BICUDA DE CUTURNO E NO SOPAPO DE JEOVÁ, PRA LARGAR MÃO DE SER BESTA E LEGALISTA!!! rsrsrs

      PUBLICO TAMBÉM NA ULTIMATO MAS AQUELA CAMBADA LÁ É MUITO CONSERVADORA E CDF, NEGANDO A POSTAGEM DE ALGUNS TEXTOS QUE CONTRARIEM A MIOPIA INTELECTUAL DELES!!!

      OPS! SACROSSANTOS E ORTODOXOS LEITORES PERDOEM A VEEMÊNCIA E IRREVERÊNCIA DESSE SACRILÉGIO!!! rsrsrs

      Excluir
    2. Por obra da Dona anja a ultimato não publica mais nada meu, fui defende-la lá e sobrou pra mim! rsrsrs Mas também não quero não! Onde ela não é bem vinda, não me cabe. Não é meu lugar, e por saber que ela é bem vinda aqui (pelo menos por enquanto rsrs) estou na área, sempre presente. rsrsrs

      Excluir
  45. Eduardo, parabéns por este espaço. Muito bom mesmo!

    Mas eu vejo os debates ainda muito presos a uma teologia que eu estou lutando pra me livrar dela.

    Mas de fato sua iniciativa é ousada vc está de parabéns.

    vlw

    (vcs vão passar apertados com a anja, pois qnd vc disse serpente (símbolos de sabedoria), lembre-se que a "serpente" que tentou eva tinha nome: LILITH rsrs e vc já viu no face dela que ela também assume esta forma? rsrs esta anja caída (que vai ao paraíso e volta qnd bem quer) é fogo!!! Eu que o diga!!!!! rsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  46. Anja, parabéns minha linda

    NÃO ME DECEPCIONE! rsrsrs

    Te amo

    Anderson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UIIIIIIIIIIIIIIIII!!! ELA VAI É TE BOTAR NUMAS ENRASCADAS MAS ELA SE VIRA MUITO BEM QUERUBIM UNGIDO!!! rsrsrs

      Excluir
  47. Pra terminar, vou postar um poema meu que penso ter tudo a ver com o escopo do texto e imagino que o Levi (poeta) e a Mariani (poetiza) irão gostar (e assim espero né? rsrs)

    AOS PÉS DA CRUZ


    Estou de volta aos Teus Pés,
    Prostrado, rendido...
    Abate minha carne,
    Fortalece meu espírito!
    Voltei-me aos pés da cruz
    Voltei coração e mente a ti meu JESUS!
    De volta a Ti, aos Teus Pés estou,
    Totalmente dependente de Tua Graça,
    De teu Sangue.
    Sangue que flui da Cruz do Calvário...
    Que flui como um Rio
    E minh' alma tem sede deste Rio
    Quero beber, quero mergulhar neste Rio!
    Tal qual uma corsa...
    Mergulho de volta nestas Águas,
    Só assim me verei livre da ira de DEUS
    E sua implacável Justiça!
    Só nestas Águas
    Só neste rio
    Só por Teu Sangue
    Livra-me da Justiça...
    Dá-me Tua Graça...
    Rendo-me a Ti!

    Anderson Luiz de Souza

    ResponderExcluir
  48. em tempo:

    Anja sua convencida, precisava dizer que o Dani escreve exclusivamente pra voce? rsrs O cara só não tem blog por falta de tempo e aceitou seu convite e tem sido uma ótima parceria, lembre-se que ele mesmo já disse que escreve PARA NÓS. Ou seja, voce, eu e o mundo, já que através de nossos blogs os textos dele tem alcançado alguns né? rsrsrs

    Beijos (que estou dando neste momento exato!) rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAGINA QUERUBIM UNGIDO... A ANJA MARVADA SÓ DEIXOU NÍTIDO NAS ENTRELINHAS: MORRAM DE INVEJA RELES BLOGUEIROS!!! RSRSRS

      Excluir
    2. kkkkk será kilin?? rsrsrs ter a exclusividade dos textos do Dani é uma honra, e falar ao celular com o Gondim e te-lo como colunista outra honra. Mas ter vc meu querido kilin como cronista, é mais que honra!!! Se lembra quando nos conhecemos? mal trocamos 6 dúzia de palavras e eu já lhe chamei pra meu blog, pois há muito já acompanhava seu trabalho e vc se lembra que eu lhe disse isto né?

      Então sou convencida mermo! ter pessoas como vcs em meu blog pra mim é uma honra!! rsrsrsrs


      Bjux Kilin..............

      Edu o And pediu pra comn consertar a qm dele que é 07/01 é q o zero aqui deu pau e o besta, opsss my lord esqueceu q tem duas teclas com o numero zero rsrsrs

      Bjux

      Excluir
    3. FIQUEI CORADIMMMMM ANJA SAPECA!!! ATÉ ABRAÃO GOSTARIA DE TER TIDO A HONRA DE SER COLUNISTA DO SEU BLOG, MAS COUBE A MIM, UMA FAÍSCA INSIGNIFICANTE PARTICIPANTE DO COSMOS A VEZ DE FAZÊ-LO, MORRA DE INVEJA ABRAÃO!!! RSRSRS

      Excluir
    4. rrsrs errata: num é 6 dúzias e sim 1/2 dúzias (meia) rsrs mas acho que ocê tendeu né?

      hahaha Abraão? Fala sério sô, ele num teria a menor chance! rsrsrs

      Excluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. Em tempo de novo:

    Edu, sou SGT reformado do EB. qm o7/o1 (infante pé de chumbo) rsrsrsrs

    Mas fiz cursos de guia de cordada e guia de montanha e já estava me preparando para o CIGS quando me acidentei num exercício e sofri um tce (tramatismo cranio-encefálico), com direito a algumas fraturas, inclusive na cabeça, mas pela graça e só por ela, to na área de novo rsrsrs

    Abraços mano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU ACHAVA ERA QUE A ANJA QUE TINHA BATIDO COM A CABEÇA!!! rsrsrs

      SORRY SARGENTO!!! rsrsrs

      Excluir
    2. hahaha painho bati a cabeça não rsrsrs eu que as vezes marreto umas cabeças por ái pra ver se coloco algo de bom dentro, mas quase nunca dá certo

      Excluir
    3. Pois é!!! fui eu, mas minha maluquice acabo9u atingindo ela em cheio! rsrs

      Excluir
  51. hahaha Edu e demais, espero que vcs tenham percebido munha dose de ironia qnd disse q o Dani escreve só pra meu blog viu?? É que de fato ele não tem blog e ao receber meu convite pra escrever pra mim, recebeu de bom grado e eu fiquei feliz a beça! (e confesso que não sou modesta e nem humilde kkk, mas eu posso) rsrsrsrs

    Edu, então coloca my name after name da Guiomar ok? rsrs

    Bjux

    ResponderExcluir
  52. EI GALERA, ESSE CARA DE BESTA NO NOVO AVATAR SOU EU MESMO!!! RSRSRS

    MINHA ESPOSA E MINHAS FILHAS INSISTIRAM PARA QUE EU ARRASNCASSE AQUELE BEBÊ COM A MARGARIDA NA ORELHA, MULHERADA MARVADA ESSA AQUI DE CASA!!! RSRSRS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palmas para Best Dona Marcia e para as meninas!!!!O que seria de um homem sem uma mulher ao seu lado?rsrs...Ficou bonitão,best! Deu de 1000!

      Excluir
    2. AI,AI,AI,AI,AI, ASSIM VC MATA PAPAI!!! rsrsrs

      Excluir
  53. Pessoal,

    Como vocês sabem, a Marta está em recuperação de um AVC que ela teve a um ano atrás. E para nossa infelicidade ontem de manhã ela foi acometida por um novo. Mas dessa vez chamado de isquemia transitória, um tipo de AVC com reversão pelo que me informaram. Não é tão grave ao ponto de deixar sequelas. Mas desde ontem ela está na UTI.

    Orem por nós! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pôxa vida Doni, que barra heim meu irmão! Faço minha as palavras da Mari, estamos torcendo e orando por vcs! Um BEIJÃO no coração AMIGÃO!

      Excluir
  54. Doni, Estimo melhoras para Marta. Estaremos em oração sim!!
    Abração meu amigo. Deus esteja com vocês!

    ResponderExcluir
  55. Oi Doni, hoje eu estava lembrando de você, por um comentário que você fez que só morreria por seus filho e esposa. Pensei o quanto você a ama e como gostei de pensar... Então orei por vocês, mas não sabia do AVC. Queria teu telefone amigo. Estarei orando mais intensamente. Abraço.

    ResponderExcluir
  56. Anderson,

    este espaço também é seu, seja bem-vindo sempre que quiser, inclusive querendo, pode fazer parte também dos autores.

    O espaço aqui é bem democrático; quem quiser se "livrar" de qualquer teologia, pode se livrar aqui mesmo que agente ajuda a enterrar, já que entendemos que a teologia é dinâmica e não deve ficar presa a conceitos ultrapassados ou que não satisfazem mais ao homem do século 21.

    Na verdade, precisamos mesmo de uma teologia para o século 21.

    Esse negócio que a Graça não é de graça, eu abordei nos meus longos comentários acima, tentando mostrar um outro lado da questão (mas que não vou te mandar ler pois ficou muito extenso e cansativo...rss).

    Que bom que depois de um acidente tão grave, você ainda está aqui, nessa banda da existência (se ela não for a única...).

    O poema é belo, foi feito com a alma de quem não se conforma com a concretude material que tira a poesia da existência. Enquanto houver poemas a serem escritos, haverá Deus para ser crido e pensado.

    abração

    ResponderExcluir
  57. Doni, melhoras pra Marta querido, torcendo e orando pelo restabelecimento pleno o quanto antes.

    ResponderExcluir
  58. Edu, se não tiver problemas, a Anja pode postar na minha vez (que nunca uso), estou certa de que a Guio não se importará.

    ResponderExcluir
  59. Ô chefe Eduzão, quando você decidir minha vez, por favor me avise. OK?

    ResponderExcluir
  60. Guio, pensei em ela ficar com minha vez pois ela está ansiosa e a minha vez é antes da sua, mas se a ordem ficou invertida anteriormente, aí já não sei. O PODEROSO CHEFÃO decide. rsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, fica com Edu a decisão, eu não tenho problemas. Beijo.

      Excluir
  61. A anja disse que postei o comentário errado então to repostando:

    (Edu)
    "o sentar-se à minha esquerda e à minha direita não depende de mim. É para aqueles a quem o meu Pai o preparou".
    Quem seriam os eleitos para tal recompensa...?

    !!Com certeza não será nem um calvinista e muito menos um arminiano rsrsrs mas seria hilário né? um calvinista à esquerda e um arminiano à direita, o calvinista reclamando que a direita deveria ser dele e o arminiano chamando o calvinista de herege. kkk e continuaria a briga no céu, JC não suportaria tal suplício. rsrsrs iria dividir lugar com o demo no caldeirão de fogo, ou seria lago de fogo?? rsrs

    Eduardo, fiz questão de ler com a devida atenção seu lonnnggoooo e extenso comentário(s) e ainda continuo dizendo que a graça é de graça! Aquele que é alcançado, gera frutos (obras), pois em si, ele tem a consciência que amar e respeitar a seu próximo, inclui: discussões, dores, e PERDÃO.

    Agora JC fracassou? SIM! Seus discípulos vazaram assim que ele foi preso (montaram no porco), e como disse vc, veio o cristianismo com tudo de podre que ele tem!

    E não, olhando nesta bela e utópica visão teológica.

    Sugiro então um mais ou menos para o fracasso de Jesus. Vamos esperar pra depois do fim (muerte) saber isto, mas por enquanto, melhor fazer daqui um lugar melhor pra se viver. Olhando por esta ótica, não vejo fracasso, mesmo se nada vier depois.

    Então hoje, vejo como sem sentido dogmas, teologias, doutrinas, definições sobre o que é ou não pecado, o que pode ou não fazer, se ser gay é abominação ou não e sucessivamente, antes, quero fazer o mundo ao meu redor melhor pra mim e meu próximo.

    Abraços mano.

    Em tempo, quanto ao convite, aceito! rsrs se for pra enterrar. se voces ajudarem jogando cal por cima pra acabar mais rápido rsrs.

    Meu e-mail é: alsmineiro70@gmail.com

    Fico agradecido e honrado com seu convite.

    Paz

    Anderson
    Seu comentário não foi cansativo, mas que foi longo a isto foi viu?? rsrsrs)

    ResponderExcluir
  62. OK, Anderson.

    Eu também acredito que a melhor definição de Graça é favor que não se merece, logo, a a única coisa que se espera de um salvo pela Graça é que ele aceite o presente, sem que sua conduta moral influencie no presente dado.

    Mas...

    Sempre tem um "mas"..kkkkkkkkkk

    O irmão de Jesus, Tiago, escreveu algo bem diferente(que até levou Lutero a considerar a possibilidade do livro não ser inspirado e não digno de entrar na tradução que ele fez).

    "A fé sem as obras, é morta"

    Por mais que tentemos conciliar a doutrina da Graça radical, esse versículo deixa um certo incômodo no ar. Isso sem falar de todos os outros aspectos que eu citei no meu loooooongo comentário de Jesus estabelecer como critério de julgamento para se entrar no Reino, unicamente a solidariedade (e ele nem mesmo fala de fé).

    Para mim isso só se resolve na constatação de que há mais de uma tradição sobre o assunto no NT.

    ResponderExcluir
  63. ATENÇÃO GALERINHA:

    EU DEVO MESMO TER CUSPIDO NA MÃE DO DONO DO BLOGGER. OUTRA VEZ NÃO ESTOU CONSEGUINDO ACESSAR O PAINEL DO BLOG DA CONFRARIA. O LOGOTIPO TAMBÉM SUMIU...ACHO QUE ESTAMOS SENDO ATACADOS POR VÍRUS FUNDAMENTALISTAS...ENGRAÇADO QUE FOI SÓ A ANJA SER RECEBIDA NESTE RECINTO QUE A URUCUBACA APARECE!!!!!!!!!

    MALDITA LILLITH!!!!!!

    KKKKKKAKAKAKAKAKAKKA

    O GOOGLE ESTÁ ME DIZENDO QUE CONSTATOU "ATIVIDADES ANORMAIS NA MINHA CONTA" E QUER QUE EU DÊ O NÚMERO DO MEU TEL CELULAR PARA ELES ME MANDAREM UMA SENHA DE AUTENTIFICAÇÃO.

    MAS QUE PORRA DE ATIVIDADE É ESSA ELES NÃO DIZEM!!!!

    ..JÁ TÔ SAINDO DA GRAÇA....RSSSSS

    ACONTECE QUE EU NÃO QUERO DAR MEU TEL PARA O GOOGLE, POR ISSO, VOU VER SE AMANHÃ OU DEPOIS VOLTA AO NORMAL.

    ME DIGAM: VOCÊS ESTÃO CONSEGUINDO ACESSAR NORMALMENTE O PAINEL DO BLOGUE???

    ResponderExcluir
  64. Edu, My lord saiu foi contar causo pro meninos (é praxe toda noite isto rsrs), e como eu já tinha lido seu comentário e vi ele postando o dele, vamos lá agora:

    Eu não vejo desconforto algum: "Amar a Deus sobre todas as coisas e a teu próximo como a ti mesmo" Aonde tá a graça aqui? NÃO TEM!

    Da mesma forma que não tem graça na fala de Tiago, o que vejo? Amor gera amor, claro que nem sempre né? Mas Deus se for levar ao pé da letra, afff quem se salvará? Nem a anja aqui (ou principalmente esta anja aqui rsrs), então entra a graça. com pouca fé, muita fé, com amor ou ódio... com obras ou sem obras...

    Porque como disse Nietzsche: "Até deus tem um inferno, seu amor pelos homens" (acho que acertei né? rsrs)

    Anja

    ResponderExcluir
  65. Eduardo, desculpa, a culpa é mesmo minha!!! pode dar o numero do celular sim que é só pra eles mandarem uma msg com um código pra confirmar, é uma espécie de passaporte. Voce tá no face? se vfc tiver no face eu te falo o porque da confusão ok? é por conta de um blog antigo meu que..... PODEMOS FALAR NO FACE?

    ResponderExcluir
  66. SIM! ACESSANDO NORMALMENTE, MAS SE VC NÃO PASSAR O CELULAR PRA CONFIRMAR, O BLOGGER PODE BLOQUEAR A CONFRARIA, O PROBLEMA É SÓ AQUI E TENHA CERTEZA, FOI MESMO POR EU TER ENTRADO, MAS PENSEI QUE O PROBLEMA JÁ TINHA SIDO RESOLVIDO, PQ JÁ EXCLUÍ O OUTRO BLOG, MAS A MERD DO BLOG AINDA CONSTA NA PLATAFORMA E OS ROBOS DO BLOGGER ASSOCIAM MINHA ENTRADA AQUI COMO UM TENTATIVA DE CRIAR MAIS UM BLOG.... BOM, PODEMOS FALAR NO FACE?

    ResponderExcluir
  67. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  68. A menos que isto já tenha acontecido antes né? rsrs mas de qualquer forma, pode mesmo ter algo a ver cum eu né? mas tumara que não rsrs

    ResponderExcluir
  69. Bem, parece que tá tudo resolvido, KILIM
    e eu não desci do salto....heee

    ResponderExcluir
  70. Bem, parece que as discussões já se esgotaram, né? pelo menos até o assunto voltar à pauta.

    RODRIGO, é tua vez, pode mandar bala...

    GUI, a sua vez de postar, amiguinha, é depois da Mari (que cedeu o lugar para a Anja), conforme a sequência lá em cima na lateral.

    KILIM, brevemente então poderemos voltar a discutir os "paradoxos paulinos".

    KILIM(2) tua cara ficou muito feia, preferia aquele moleque florido....kakkakakakakakak akakkakkka

    ANDERSON, vou mandar o convite para você ser autor também aqui deste recanto. Você postará sempre depois da sua digníssima, conforme a listagem (que eu vou atualizar já já)

    ResponderExcluir
  71. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  72. Desculpe se estou sendo um intruso por aqui rsrsrs mas já me deram as boas vindas! Agora é que eu vi meu nome sendo comentado nos comentários e como o Edu mandou rsrsrs colocar os comentários na ordem do dia kkkkk ou seja no final eu estou aqui agradecendo a acolhida.

    Anja eu não sou da TL (teologia da Libertação) mas sou um profundo admirador deles e as vezes penso que meus atos se aproximam mais deles do que da Renovação Carismática Católica. Faço parte de uma comunidade cujo o carisma é o acolhimento. Como fui seminarista do carmo lá tive um contato forte com a TL.

    Olha não entendi que fotos você pediu? Seria dos trabalhos sociais que realizamos?

    Edu eu participei com uma opinião no artigo sobre Sobre o Arquétipo Feminino ― “Maria Mãe de Deus” falando um pouco sobre Maria, só porque sou católico você não postou? KKKKKKKK acho que mandei errado rsrsrs.

    Franklin gostei da sua definição: "Eles tem um trabalho social e pregam a mensagem com atitudes práticas que fazem com que o necessitado seja salvo do inferno aqui e agora e já desfrute do céu!!! MUITO BOMMMMMMM..."

    No meu blog tem os Livros que escrevi gostaria muito que se alguém quiser ler o livro "O Jardineiro de Madalena".

    http://gilbertobegiato.blogspot.com.br

    Obrigado

    ResponderExcluir

Postar um comentário