A glória dos filhos

 


A citação abaixo, presente nas Estruturas Sagradas, destaca a importância da família, tanto para os mais jovens quanto em relação aos mais velhos:


"Os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos, e os pais são o orgulho dos seus filhos" (Provérbios 17:6; NVI)


Os netos são uma honra e alegria para os avós, enquanto os pais são motivo de orgulho para os filhos.


Certamente para os mais velhos é confortador ver a continuidade da família enquanto que os filhos podem encontrar nos seus pais uma fonte de sabedoria e exemplo de dignidade.


Talvez seja isso um ideal, mas que nem sempre reflete a realidade, principalmente quando, por algum motivo, pais se sentem desgostosos com os seus descendentes e os filhos decepcionados com os pais. As mágoas, a perda do diálogo, o abandono, e tantas outras situações transtornam as relações familiares.


Todavia, não existe nenhum relacionamento humano perfeito e, através do perdão, podemos escrever uma nova história.


O significado do quarto mandamento, sobre honrar pai e mãe, o qual considero via de mão dupla, abrange atitudes de respeito, de gratidão e de assistência. É reconhecer a dignidade e a importância do nosso pai, o que todo ser humano sempre tem, mesmo com suas falhas.


Aos pais sempre deveremos a vida e a atitude de reverência ultrapassa a figura dos que foram apenas os nossos genitores. Demais ancestrais, tutores, professores, os líderes da comunidade religiosa e tantas outras pessoas na nossa caminhada se tornam também destinatários dessa atenção fundamental.


Curiosamente, o quarto mandamento nos comunica uma espécie de benção ou recompensa por honrarmos os nossos pais e aí encontro uma resposta interessante para podermos superar qualquer obstáculo afetivo que cause embaraço nas relações familiares. Pois termos a atitude certa para com eles simplesmente nos fará bem sendo a longevidade prometida, assim como ser bem sucedido na vida, neste caso conforme a versão de Deuteronômio, expressões de um benefício a nós mesmos.


Portanto, devemos encarar o dia de hoje, mesmo se tratando de uma data explorada pelo comércio, como uma oportunidade de praticar o amor quanto aos nossos pais. Aceitemos como eles são, buscando reconhecer o que têm de positivo, perdoando, cuidando, sempre tentando dialogar e quem sabe até surpreender com atitudes inesperadas.


Um feliz dia dos pais a todos e tenhamos um domingão abençoado.

Comentários