tag:blogger.com,1999:blog-3727417436247069199.post6316298366303601495..comments2024-03-25T22:41:36.118-03:00Comments on Confraria Teológica Logos e Mythos: União hipostáticaReflexões Franklin Rosahttp://www.blogger.com/profile/07936221974765490216noreply@blogger.comBlogger66125tag:blogger.com,1999:blog-3727417436247069199.post-28750472998450128152024-01-11T11:17:42.048-03:002024-01-11T11:17:42.048-03:00Eu particularmente acho esse assunto de vital impo...Eu particularmente acho esse assunto de vital importância e a bíblia nos apresenta motivos para encararmos o assunto “Quem é realmente Deus” com muita seriedade.<br /><br />Primeiro, Deus quer que falemos a verdade sobre ele, em Jó 42:7 Deus diz: ““Minha ira se acendeu contra ti e contra os teus dois companheiros, pois não falastes a VERDADE a meu respeito assim como fez meu servo Jó.” Sendo assim faz diferença em aceitarmos o conceito trinitário ou unitário de Deus.<br /><br />Segundo, Jesus disse que os verdadeiros adoradores adorariam “em verdade” ( João 4:22-24) logo se Deus não for uma trindade os que adoram esse Deus composto estão adorando um falso Deus, a mesma coisa é se ele não for unitário ou composto de um só elemento os que negam a trindade estão também adorando um falso Deus ou um Deus que não é o da bíblia.<br /><br />Terceiro, a bíblia diz que precisamos ter um conhecimento EXATO da VERDADE (1 Timóteo 2:4) <br />Portanto perguntas do tipo: É a trindade um ensino bíblico? Jesus é de fato o Deus todo poderoso? Ele faz parte de um embuste trino? Devem ser levadas a serio e precisamos ter a humildade de aceitarmos o testemunho das escrituras a respeito disso.<br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3727417436247069199.post-91824865757297215112024-01-11T10:57:57.431-03:002024-01-11T10:57:57.431-03:00Muito interessante esse tema e eu particularmente ...Muito interessante esse tema e eu particularmente gosto bastante dessa discursão que visa chegar a uma conclusão sobre quem de fato é Jesus e ai temos uma disputa histórica entre unitarismo X trindade.<br /><br />Na minha opinião o argumento de que se Jesus foi adorado e sendo assim ele é indiscutivelmente o Deus todo poderoso não é tão forte como alguns pensam.<br /><br />Todo contexto que trata dessa adoração se relaciona o reconhecimento dele como “um agente divino” o Messias, e não como O Deus todo poderoso.<br /><br />Além do mais o dicionário bíblico Almeida diz sobre o termo adoração usado na bíblia:<br /><br />“Culto, Honra, reverencia e homenagem a poderes superiores sejam seres humanos anjos ou Deus” ( Pág. 17) <br /><br />Percebam que a palavra tem também o sentido de “homenagem” e é assim que bíblias como a de Jerusalém por exemplo verte por homenagem em Mateus 2:2, 8.<br /><br />Em Daniel 2:46 o equivalente hebraico de pro·sky·né é traduzida na versão Almeida de acordo com melhores textos hebraico e grego é vertida por “adorou” sendo que sabemos que o Rei não entendia que Daniel era não YHAVÉ.<br /><br />Jesus viveu em uma sociedade totalmente monoteísta e unitária se os inimigos de jesus entendessem que o tipo de adoração que Jesus estava recebendo era do tipo religiosa que deveria ser exclusiva de Jeová eles teriam matado o adorador e o adorado não acham? <br /> <br /><br /><br /><br />Nilson Rochanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3727417436247069199.post-50223933154660639402011-11-29T19:54:37.743-02:002011-11-29T19:54:37.743-02:00Rodrigão, tenho muito respeito por você, sei que t...Rodrigão, tenho muito respeito por você, sei que tem bagagem para teologar, no entanto, amigão, eu creio que Jesus não só recebeu todas as adorações feitas a Ele, como também creio que Ele não estava nem um pouco preocupado em submeter-se as determinações e pensamentos de homens. Durante sua vida curta aqui na terra, Ele escandalizou bastante aqueles que tinham uma tradição a ser rigorosamente cumprida, no que lhes interessava.<br />Quando ele recebe o jovem rico, Ele estava encarnado como homem. Ademais, conhecia as intensões do coração do jovem. <br /><br />«E vós, quem dizeis que Eu sou?» Tomando a palavra, Simão Pedro <br />respondeu: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo.» Jesus disse-lhe em resposta: «És feliz, <br />Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que to revelou, mas o meu Pai <br />que está nos céus.<br /><br />Vemos que outras vezes Ele pediu para que não falassem a ninguém que Ele era o Cristo ou depois de uma cura ele ordena: "Olha, não digas nada a ninguém; porém vai, mostra-te ao sacerdote, e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho."<br /><br />Tenho que fazer uma pesquisa para entender cada caso e porque Ele pede para guardar segredo.<br /><br />Quanto a informação sobre o evangelho de João, vamos encontrar outros historiadores e teólogos que pensam diferente.<br />Beijão.guiomar barbahttps://www.blogger.com/profile/14709561792836741879noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3727417436247069199.post-66978480263024074572011-11-28T22:35:56.931-02:002011-11-28T22:35:56.931-02:00Guiomar,
A não ser se você crê literalmente nas n...Guiomar,<br /><br />A não ser se você crê literalmente nas narrativas do Evangelho de João como se fossem fatos históricos, não dá para acreditar que Jesus tenha aceitado receber adoração como ocorreu na passagem sobre a cura do cego de nascença.<br /><br />Para um judeu seria ofensivo e blasfematório um homem receber adoração ou se fazer igual a Deus. É conduta que não se harmoniza com o monoteísmo puro dos povos semitas!<br /><br />Nos evangelhos sinóticos, Jesus é mencionado apenas como "filho de Deus", "messias", "mestre" e "filho do homem". Quando recebe o jovem rico, ele pergunta por que foi chamado de "bom" e diz que somente um (Deus) é que é bom (Lc 18.19).<br /><br />Outrossim, Jesus proibiu que os discípulos divulgassem que ele era o Messias, o que signifia pra mim que seu propósito erqa desconstruir a concepção messiânica da sua época baseada na dependência.<br /><br />Infelizmente, o Evangelho de João, escrito por uma comunidade sectária e que pretendia unificar os cristãos através da imagem divinizada de Jesus, promoveu distorsões. E, embora eu não arranque este evangelho da minha Bíblia, há vezes em que consigo extrair dele uma interpretação oposta ao que ele expõe literalmente já que se trata de um livro apologético que, buscando valer-se dos ensinamentos ocultos, indica qual era o pensamento contrário dos "hereges" na extensão em que se opõe.RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZhttps://www.blogger.com/profile/11194206186123507005noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3727417436247069199.post-27941425252809056342011-11-28T17:59:02.992-02:002011-11-28T17:59:02.992-02:00Doni, no meu entender a bíblia relata sobre Jesus ...Doni, no meu entender a bíblia relata sobre Jesus como filho de Deus, porque era exatamente esta sua posição aqui na terra. Ele veio em carne e viveu como homem. Não se podia descrever Jesus, como Deus, se o conhecimento que tinham dEle era apenas do Filho de Deus que se fez carne e habitou entre nós. E realmente era o que interessava, um homem tão diferente apesar de ser gente.<br />Vemos, no entanto, que nenhum anjo permitiu ser adorado. Ex.:João durante a revelação do apocalipse, se prostrou diante de um anjo para adorá-lo e ele imediatamente lhe disse: "Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos. O mesmo não acontecia com Jesus, tantos quantos se prostraram diante dEle o adoraram e Ele recebia adoração como Deus.guiomar barbahttps://www.blogger.com/profile/14709561792836741879noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3727417436247069199.post-14368311535075218292011-11-28T00:51:03.888-02:002011-11-28T00:51:03.888-02:00"Agora, não seria importante adicionar alguns..."Agora, não seria importante adicionar alguns desses dados na narrativa principal sem condená-la como um todo? Talvez possa ser possível encontrar um denominador comum sem ser necessário promover uma total desconstrução dessa doutrina?" (Donizete)<br /><br /><br />Com certeza!<br /><br />Também estou de acordo e acho que na minha resposta acima dada ao Levi acabei adiantando parte do que pretendo te replicar.<br /><br />Acontece que a história oficial do cristianismo é que ceifou e ocultou o outro grupo cujos participantes passaram a ser vistos como "gnósticos" e "hereges". Daí o surgimento do Evangelho de João para combater o de Tomé. Daí o surgimento dos apologetas a partir do século II e das epístolas católicas atribuídas a Pedro, João e Judas, já que a de Tiago me parece bem integracionista (veja por exemplo o espetacular desenvolvimento do tema da fé e obras que tanto incomodou o reformador Lutero).<br /><br />Acredito que, com malabarismos consigamos talvez ressignificar todas as mensagens de todas as épocas, inclusive os ditos mais absurdos dos papas medievais, caso, futuramente, protestantes e católicos venham a se unir. E mais, até os próprios pentecostais tornam-se uma faceta do movimento messiânico já que a Bíblia é riquíssima em passagens que contêm visões, profecias, sonhos e revelações, os quais estão relacionados tanto com o ministério de Jesus quanto com a própria formação da Igreja. Finalmente, num estágio mais elevado, talvez o próprio movimento messiânico se identifique como parte da evolução do planeta e daí quem sabe o Evangelho não seja realmente compreendido pelos que se consideram discípulos de Jesus?<br /><br />Mas aí fica a minha indagação se realmente os católicos, os protestantes, os espíritas, os judeus e as demais religiões do mundo estão verdadeiramente abertas para este tipo de diálogo? Pois me parece que só a necessidade romperá a vivência no sectarismo.<br /><br />Eu, com todas as críticas que tenho ao Evangelho de João (que certamente não foi João quem escreveu) e à história oficial da Igreja, considero-os também como fontes dde conhecimento. Principalmente em saus refutações, em que posso tentar imaginar pelo oposto como poderia ter sido o grupo dos vencidos.RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZhttps://www.blogger.com/profile/11194206186123507005noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3727417436247069199.post-18152161553799371712011-11-28T00:33:12.770-02:002011-11-28T00:33:12.770-02:00"Parece-me que para a Teologia insistir em re..."Parece-me que para a Teologia insistir em repelir e não integrar os afetos paradoxais que caracterizam o humano, é imprescindível o maniqueísmo de um andar de cima onde reside Deus, e um andar de baixo onde reside o Diabo e seus anjos" (Levi)<br /><br /><br />Concordo com você, Levi!<br /><br />Eu sou pela integração e, se dependesse de mim, a Bíblia teria muito mais livros. Não adotaria apenas os 4 evangelhos conforme foi proposto por Irineu, o bispo de Lyon, no século II, e acatado pelos católicos do século IV. E, entre Lucas e João, talvez incluiria Tomé e Felipe e quem sabe até mais "gnósticos".<br /><br />De fato, a Teologia protestante buscou mais repelir do que integrar. Já a teologia católica procurou integrar o que lhe interessou e aquilo que poderia contradizer a alegada "infalibilidade" de seus pontífices. Mas o interesse político sempre prevaleceu.<br /><br />De qualquer modo, deve-se observar que a integração de tudo representaria o fim das seitas e um real universalismo. Se, por exemplo houvesse os evangelhos de Tomé e João numa mesma Bíblia, como que o devoto iria seguir o conjunto de crenças e de doutrinas sectários de um grupo que, dizendo-se universal, busca, na verdade, controlar o mundo?<br /><br />Concordo com você de que é preciso promover a integração dos "afetos paradoxais que caracterizam o humano". E, se assim agirmos, mataremos o Satan porque faremos das nossas oposições o outro lado de uma mesma moeda, aprendendo a lidar com o todo.RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZhttps://www.blogger.com/profile/11194206186123507005noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3727417436247069199.post-55140833477478677382011-11-28T00:19:58.398-02:002011-11-28T00:19:58.398-02:00Meu caro Edu,
Se pensarmos no cristianismo como r...Meu caro Edu,<br /><br />Se pensarmos no cristianismo como religião, eu não o entenderia como de origem judaica, mas sim grega e aí acredito que o seu fim esteja sendo neste neo-pentecostalismo, o qual tem lhe dado uma sobrevida numa era de racionalidade científica.<br /><br />Porém, o cristianismo como um movimento, poderíamos entendê-lo como algo anterior a Jesus e pertencente à religião judaica. Logo, neste sentido, sua origem estaria no judaísmo e teria o seu fim com o despertar da humanidade para a consciência messiânica, quando todos compreenderem e adotarem o papel do Messias, ao invés de esperarem a vinda ou a volta de um homem. Mas aí talvez estejamos falando sobre o alcance dos objetivos do cristianismo e quem sabe até a inauguração de uma nova fase.<br /><br />De qualquer modo, falar em cristos ou messias, bem como em cristianismo, seriam só metáforas, bem como termos provenientes de uma outra cultura que poderiam muito bem ser expressos no nosso idioma com outras palavras.<br /><br />Com todo respeito ao que a Mariani colocou, sobre uma "re-encarnação espírita" do cristianismo,eis que, neste caso, eu preferiria algo mais avançado do que o espiritismo. Pois, sinceramente, tenho visto o movimento espírita brasileiro retrocedendo ao invés de avançando para aquilo que acredito como consciência messiânica (ou consciência). Hoje tem-se verificado uma absurda beatificação do Chico Xavier e a manutenção de atividades consolatórias através da suspeita atitude de comunicação com espíritos de pessoas mortas que a Torá condena expressamente. E, mesmo não levando em conta a proibição da Bíblia e considerando a hipótese de que seriam verdadeiros tais contatos mediúnicos, tenho pra mim que se trate de uma recusa das pessoas em experimentarem um amadurecimento pelo enfrentamento da auto-culpa e da saudade de seus parentes falecidos, já que cabe aos mortos enterrarem seus mortos. Isto sem falar na dependência criada em relação aos médiuns e aos mestres que, em muitos centros espíritas, não se diferem de líderes católicos e evangélicos. Enfim, estaríamos cometendo um sério equívoco indo atrás do espiritismo com suas incongruências.<br /><br />Sendo assim, entendo que o avançar do movimento messiânico hoje se passa pelo alargamento da consciência humana, pela compreensão das necessidades alheias, pelo autoconhecimento, pela nossa reciclagem interna de valores, pensamentos, atitudes, buscando promover o esclarecimento das pessoas, pesquisando a Verdade. Logo, penso que, através de uma análise sistemática da consciência e assumindo uma maturidade cosmoética, estaremos indo além de todas as muletas religiosas visto que as religiões ainda vivem do sectarismo, alimentam dogmas e verdades absolutas, incutem culpas e fobias nas pessoas, fazem lavagem cerebral pela doutrinação, firmam-se em padrões morais que nem sempre estão baseados na consciência, mantêm a mitologia ao invés de aplicarem a lógica, estimulam o proselitismo, bem como ocultismos, mistificações, rituais, livros sagrados, etc.RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZhttps://www.blogger.com/profile/11194206186123507005noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3727417436247069199.post-24997815895613643382011-11-27T23:54:38.325-02:002011-11-27T23:54:38.325-02:00Rodrigo,
Os seus argumentos colocados em seus doi...Rodrigo,<br /><br />Os seus argumentos colocados em seus dois comentários, são todos pertinentes. Com uma ressalva; Se tratam, na verdade, de dados adicionais que servem de base para comparação entre a história da teologia e uma outra paralela. <br /><br />São leituras diferentes de uma mesma história. Uma considerada fidedigna pela ortodoxia tradicional e outra comprometida pelo viés político e amplamente contaminada pelo helenismo, em função do momento histórico em que foram formuladas.<br /><br />Agora, não seria importante adicionar alguns desses dados na narrativa principal sem condená-la como um todo? Talvez possa ser possível encontrar um denominador comum sem ser necessário promover uma total desconstrução dessa doutrina?<br /><br />Abraços.Donizetehttps://www.blogger.com/profile/15956738930157888547noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3727417436247069199.post-31938262774302336612011-11-27T23:28:35.994-02:002011-11-27T23:28:35.994-02:00Edu,
Durante muito tempo, (e talvez ainda faça em...Edu,<br /><br />Durante muito tempo, (e talvez ainda faça em alguns lugares) a teologia católica seguia o princípio tomista da chamada "analogia entis": que em suma era a idéia de que é possível falar de Deus e consequentemente de Cristo, a partir do conhecimento humano. Karl Barth considerava a analogia entis abominável, por que era feita de baixo para cima, com a presunção de que a partir da terra, dos meandros da história, que se consegue penetrar no mistério divino. (Ainda que eu não concorde com ele, pois existem teologias que devem ser feitas de baixo para cima). O caminho correto seria o que parte da revelação de Deus – de cima para baixo; é o caminho da "analogia fidei". É a partir da fé que o cristão compreende a verdade de Deus e não se baseando na sua própria razão. Quando a fé procura suportes racionais, ela deixa de ser fé. Esse princípio deve ser aplicado em temas como esse. <br /><br />O próprio Barth (gosto de citar Barth pelo simples motivo de considerá-lo uma das mentes mais brilhantes da teologia) que sempre enfatizou a transcendência de Deus, surpreendeu, certa vez, com uma conferência denominada "A humanidade de Deus".<br /><br />A decisão de Deus em Jesus Cristo é uma decisão em graça. Se é verdade que em Jesus Cristo a plenitude da Divindade (Cl 2:9) tomou forma de corpo, então justamente Deus pode em toda plenitude, enquanto se distingue de tudo o que não é Deus, ser recebido como o soberano que se manifesta. Se é verdade que a plenitude de Deus se agradou em fazer morada em Jesus Cristo (Cl 1:19), então o próximo passo para uma doutrina cristã de Deus é inevitável. Também se torna imediatamente claro em que direção esse passo deve acontecer. Jesus Cristo é Deus em sua manifestação ao ser humano. Jesus Cristo é a decisão de Deus para esse procedimento. Ele próprio é esse procedimento divino. Deus não seria Deus sem o Filho sentado à direita do Pai." <br /><br />Jesus Cristo é verdadeiro Deus, mas também verdadeiro ser humano e, como tal, representante da humanidade. Nós só reconhecemos Deus em Jesus Cristo. "Sem este ser humano e sem este povo, Deus seria um outro, um Deus estranho; de acordo com o conhecimento cristão, ele nem seria Deus." Ao falarmos de Deus, nós precisamos imediatamente pensar em Jesus Cristo e na humanidade que ele representa...<br /><br />Edu, o que você acha de, ao invés de pensarmos na divindade de Jesus, pensarmos na possibilidade de Deus, em determinado momento da história, ter se humanizado. Descido do seu pedestal de glória para sentir na pele as dores do ser humano, sem ter deixado de ser o que tanto Barth como Boff chamou de o “Totalmente outro”. E que essa humanização se deu exatamente através da pessoas histórica de Jesus?<br /><br />Abraços.Donizetehttps://www.blogger.com/profile/15956738930157888547noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3727417436247069199.post-52590760020822635932011-11-27T22:50:19.432-02:002011-11-27T22:50:19.432-02:00Não acredito que o cristianismo tenha seu final co...Não acredito que o cristianismo tenha seu final com o neo-pentecostalismo, mas acredito sim, que o neo-pentecostalismo tenha sido o estopim para a derrocada do pentecostalismo. <br /><br />Mas eu particularmente, gostaria também, de ainda em vida ver o cristianismo dando seus últimos suspiros. E não é por maldade!<br /><br />Gosto muito de uma afirmação do Ed René Kivits, de que “Jesus nunca quis fundar um cristianismo”, mas sim despertar nos homens o anseio por Deus.(o complemento é meu) Nesse propósito trabalhou inclusive o próprio Paulo.<br /><br />Esta construção religiosa feita por humanos. Com esse sistema bem conhecido por nós, com status de religião. com esta hierarquia, com esses modelos de cultos e adoração etc. não foi projetado por Jesus. Talvez (e pode ser que nem haja dúvidas) exista uma diferença abismal entre o que Jesus idealizou e aquilo que no decorrer da história veio a se chamar cristianismo. Neste aspecto não tem como negar a influência do poder político.<br /><br />Foi nesse sentido que o Pastor americano Tony Campolo afirmou que “os inimigos do cristianismo estão parcialmente certos.” Quando indagado acerca das críticas que a religião cristã sofre. Sobretudo quando é avaliada sob a luz da história, todo o mal que ela produziu. Não tem como apagar. <br /><br />Contudo caros colegas, a generalização e injusta. Não é necessário empregar muito labor para conseguir encontrar corrupção, seja em qual for o segmento. E no caso da história da igreja, é manifesto a todos, as mazelas que culminaram com o total obscurantismo espiritual durante de toda a idade média. Mas daí, pressupor e condenar um tratado, que foi a conclusão de séculos de discussão, como se tivesse sido realizadas por ignorantes, alienados intelectuais e corruptos, e por fim relegar sua importância, é cair no mesmo fundamentalismo arrogante daqueles que defendem a confiabilidade desses tratados.<br /><br />Lembrando que, o concílio que deliberou sobre a natureza de Cristo, foi em 451, mas o assunto já era amplamente debatido desde os dias do apóstolo João. Portanto “pode não ter sido forçada a ferro e fogo”, (pressão imperial) mas sim, por se tratar de um tema que demandava uma certa necessidade, dada a sua importância.Donizetehttps://www.blogger.com/profile/15956738930157888547noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3727417436247069199.post-45606652326084774312011-11-27T22:25:14.315-02:002011-11-27T22:25:14.315-02:00“Esse entendimento da teologia paulina e joanina s...<i> “Esse entendimento da teologia paulina e joanina seria uma tentativa de integrar nossos afetos paradoxais?</i> (EDU)<br /><br />Respondo SIM a sua pergunta.<br /><br />A consciência tradicional ou vétero-testamentária por ser centrada no “arquétipo patriarcal” luta sempre para dividir as funções psíquicas aparentemente opostas. Luta para ser ou ficar só com o TRIGO da parábola de Cristo, sem saber que é impossível o “afeto” denominado TRIGO se separar do “afeto” JOIO.<br /><br /> No cristianismo há uma mensagem sutil de fundo psicanalítico muito importante: que vai sempre no sentido de <b>inclusão</b> e não de <b>exclusão</b>. <br /><br />Só há um caminho para o indivíduo realizar a síntese entre os afetos paradoxais, para fugir do maniqueísmo “belo-feio”, “mau-bem” “certo-errado”: é reconhecer que esses afetos paradoxais são intrínsecos de sua natureza psíquica. É fazer como Paulo: <i> “Miserável homem que sou”</i> (para mim, a afirmação mais bela e profunda do Novo Testamento).<br /><br />Quando a consciência do indivíduo não reconhece este mecanismo psíquico, torna-se unilateral e passa a reprimir o seu lado que é tido como mau.<br /><br />O conteúdo reprimido forma uma sombra no inconsciente, protegida pelos mecanismos de defesa psíquicos. Protegido por essa espécie de “censura interna” ele só vai enxergar o “mau” no OUTRO, excluindo-o imediatamente.<br /><br />A Paz tão propalada no cristianismo é uma espécie de armistício entre essas forças antagônicas. Só há paz num reino, quando senhores e súditos desse reinado chegam a um acordo. <br />Freud certa vez afirmou: <b>o equilíbrio psíquico</b> não pode ser conseguido, quando se tem um <b>superego</b> rígido e autoritário. Na parábola do filho pródigo, o pai (superego) faz festa quando encontra o que havia se perdido dele. O filho errado, o dissoluto, o gastador foi reintegrado na casa (reino) do pai, para que fosse restaurado o equilíbrio.<br /><br />Como a psicologia jungueana diz: “Cristo, o <b>arquétipo da Alteridade</b> coordena a elaboração do encontro democrático das polaridades pelo princípio da compaixão e do desapego à unilateralidade. O “arquétipo da Alteridade” regido pela relação Ego-Outro propõe direitos iguais para cultivar a identidade e expressar as diferenças”.Levi B. Santoshttps://www.blogger.com/profile/06225852189975361955noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3727417436247069199.post-3306243812282848972011-11-27T22:13:05.808-02:002011-11-27T22:13:05.808-02:00Levi, "Acho bacana as festas das padroeiras e...Levi, "Acho bacana as festas das padroeiras e padroeiros da igreja católica. Depois de participarem de suas missas e reflexões dentro do templo, os fiéis vão lá fora, gozar do outro lado da moeda, tomando sua cervejinha num pavilhão, bem próximos aos degraus do templo.<br /><br />Isto é psicologicamente saudável. O Sagrado bem juntinho ao Profano, com o conselho do pároco: “Não se excedam e brinquem a vontade” (rsrs)"<br /><br />Quem excluiu as festanças do meio cristão, foram os "santarrões", porque Deus gosta de festas e danças, comidas e bebidas, veja as festas dos hebreus. Isto não tem nada haver com os demônios, a festa dos demônios é macabra ou cheia de luxúria.Guiomar Barbahttps://www.blogger.com/profile/03947328297916032855noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3727417436247069199.post-88533819565445481582011-11-27T22:07:55.690-02:002011-11-27T22:07:55.690-02:00Edu, Assim, o Reformador seria filho ilegítimo de...Edu, Assim, o Reformador seria filho ilegítimo de Satanás e, como tal, precipitara um número imenso de almas na ruína e trouxera à Alemanha e à cristandade a desgraça e a miséria. <br /><br />Ou legítimo?<br /><br />Graças a Deus Lutero abriu os olhos para as falcatruas da igreja católica.Guiomar Barbahttps://www.blogger.com/profile/03947328297916032855noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3727417436247069199.post-6695391087742635252011-11-27T20:16:26.213-02:002011-11-27T20:16:26.213-02:00O Doni respondeu para a Gui que Lutero, afinal de ...O Doni respondeu para a Gui que Lutero, afinal de contas, era o grande responsável por toda essa diversidade de pensamento no cristinismo reformado posterior. <br /><br />Talvez por isso, numa biografia escrita pelo alemão João Debeneck Cochlaeus em 1549, ele diz que Lutero não havia sido gerado pelo marido de Margaret Lutero nem por qualquer homem. O Diabo em pessoa havia possuído a pobre mulher que, de vez em quando, se envolvia em bruxarias. Assim, o Reformador seria filho ilegítimo de Satanás e, como tal, precipitara um número imenso de almas na ruína e trouxera à Alemanha e à cristandade a desgraça e a miséria. <br /><br />(Conversas com Lutero, p.267), citado na revista Ultimato de maio-junho de 2008 <br /><br />E ainda tem católicos hoje que concordam com ele!!Eduardo Medeiroshttps://www.blogger.com/profile/18390111493818759290noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3727417436247069199.post-57863011309072470692011-11-27T20:06:10.569-02:002011-11-27T20:06:10.569-02:00Mari,
Sua proposta é tendenciosa...kkkkkkkkkk es...Mari, <br /><br />Sua proposta é tendenciosa...kkkkkkkkkk está puxando a sardinha para sua brasa!!!<br /><br />Pois eu proponho (fazendo coro com o Rodrigo) que o Cristinismo volte para suas raízes judaicas. Lá é o seu berço. Mas o cristianismo grego também tem seu charme, apesar das contradições com a tradição judaica.<br /><br />Mas sabe, se o cristianismo chegou a ser "neo-pentecostal" por que ele não poderia ser "espírita"?Eduardo Medeiroshttps://www.blogger.com/profile/18390111493818759290noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3727417436247069199.post-63112818114250570492011-11-27T20:00:27.141-02:002011-11-27T20:00:27.141-02:00Levi,
sobre seu brilhante comentário,
"A T...Levi,<br /><br />sobre seu brilhante comentário, <br /><br />"<i>A Teologia vai sempre derrapar, ao querer separar os dois lados intrínsecos da moeda. que é a indivisível psique humana. O que caracteriza o homem é a CONTRADIÇÃO, a AMBIVALÊNCIA DOS AFETOS.</i><br /><br />Na verdade, a teologia não quer é anular a contradição? Não é isso o que se quer com o "novo nascimento"?<br /><br />Mas se pensarmos bem, o novo nascimento não muda nada nessa contradição intrínseca humana. Ela continua existindo, mesmo o cristão tendo "nascido de novo".<br /><br />O que muda agora, é que o cristão percebe-se fragmentado entre o "querer fazer e o não poder fazer". Qual a solução para o paradoxo existencial?<br /><br />Paulo vai dizer que o paradoxo está superado pelo sacrifício de Cristo. Se você aceita a salvação de Cristo, e alimenta o "espírito" na fé, você é capaz de não satisfazer as "corrupções da carne".<br /><br />Mas sabemos que o cristão continua contraditório, mesmo tendo "nascido de novo". E ele continua pecando. Então João escreve que os seus "filhinhos" não deveriam pecar, mas se pecassem(e ele sabia que pecariam) tendes um advogado junto ao Pai para anular sua culpa.<br /><br />Qual a sua análise disso tudo a partir da visão psicanalítica?<br /><br />Esse entendimento da teologia paulina e joanina seria uma tentativa de integrar nossos afetos paradoxais?Eduardo Medeiroshttps://www.blogger.com/profile/18390111493818759290noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3727417436247069199.post-36843979171242811242011-11-27T15:24:16.872-02:002011-11-27T15:24:16.872-02:00Edu, proponho que o cristianismo após haver morrid...Edu, proponho que o cristianismo após haver morrido neo pentecostal reencarne quem sabe no espiritismo!!rs...<br />"Nascer,morrer, renascer,ainda progredir sem cessar, tal é a lei." (Allan Kardec)Mariani Limahttps://www.blogger.com/profile/06998617793769473214noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3727417436247069199.post-87148213774539787052011-11-27T11:46:47.574-02:002011-11-27T11:46:47.574-02:00Edu e Rodrigo
Este trecho retirado de um comentá...Edu e Rodrigo<br /><br /><br />Este trecho retirado de um comentário que fiz anteriormente, ficou no ar: (rsrs)<br /><br /><i>Parece-me que para a Teologia insistir em repelir e não integrar os afetos paradoxais que caracterizam o humano, é imprescindível o maniqueísmo de um andar de cima onde reside Deus, e um andar de baixo onde reside o Diabo e seus anjos </i>.<br /><br />E aí?...Levi B. Santoshttps://www.blogger.com/profile/06225852189975361955noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3727417436247069199.post-77733590334766120192011-11-27T11:30:50.468-02:002011-11-27T11:30:50.468-02:00Rodrigo,
Excelentes seus comentários, eu concordo...Rodrigo,<br /><br />Excelentes seus comentários, eu concordo com você. O "cristianismo" nasceu judaico, se tornou grego, cresceu romano e vai morrer neo-pentecostal..."<br /><br />Essa ideia da divindade compartihada por todos os homens, e não apenas por Jesus, acabou sendo preservada em joão 10.31-35:<br /><br />Quando os judeus quiseram apedrajar Jesus por ele "...sendo apenas homem, tu te fazes Deus", Jesus responde:<br /><br />"Não está escrito em vossa Lei: Eu disse: sois deuses? Se ele chama deuses aqueles aos quais a palavra de Deus foi dirigida - e a Escritura não pode ser anulada - àquele que o Pai consagrou e enviou ao mundo dizeis: "Blasfemas!"Eduardo Medeiroshttps://www.blogger.com/profile/18390111493818759290noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3727417436247069199.post-16012950375873645122011-11-27T00:38:14.383-02:002011-11-27T00:38:14.383-02:00Infelizmente, a nossa visão sobre Jesus acabou sen...Infelizmente, a nossa visão sobre Jesus acabou sendo muito influenciada pelo cânon imposto pelos católicos no século IV e que os reformadores foram incapazes de rever (talvez nem tivessem recursos teológicos pra isto).<br /><br />Para concluir, quero compartilhar que o debate sobre quem é Jesus parece ter surgido mesmo entre os gregos no século II (ou quando muito no final do I). E, por este tempo, é que deve ter surgido um grupo dominador e que buscou, através da apologética, transformar em hereges, falsos mestres e gnósticos todos aqueles que não fossem compatíveis com suas ambições sectárias.<br /><br />Felizmente, em 1945, no final da 2ª Guerra, debaixo das areias do Alto Egito, em Nag Hammadi, foi revelada a existência de outros evangelhos, dentre os quais o de Tomé, que nos mostram a existência de um cristianismo bem diferente daquele inventado pelos católicos. E, de acordo com o Evangelho de Tomé, não só Jesus como todo ser humano seria participante também da natureza divina, conforme se verifica neste dito:<br /><br />“Jesus disse: Se vos perguntarem: ‘De onde vindes?’ respondei: ‘Viemos da luz, do lugar onde a luz nasceu dela mesma, estabeleceu-se e tornou-se manifesta por meio de suas imagens’. Se vos perguntarem: ‘Vós sois isto?’ digam: ‘Nós somos seus filhos e somos os eleitos do Pai vivo’. Se vos perguntarem: ‘Qual é o sinal de vosso Pai em vós?’, digam a eles: ‘É movimento e repouso’.” (TO 50)<br /><br />Observa-se que, contrariando o cristianismo católico que se tornou dominante através de Constantino, havia outras concepções na Igreja muito parecidas com o misticismo judaico. E o dito acima do Evangelho de Tomé ensina que a humanidade, criada à imagem de Deus (da luz primordial), era humana apenas na forma, mas, simultaneamente, e de um modo misterioso, também de natureza divina, tendo em si mesma os recursos espirituais. Ou seja, todos temos dentro de nós a “imagem de Deus”, a qual nos liga secretamente ao Criador, não havendo o acesso ao Pai em nenhum outro lugar:<br /><br />“Seus discípulos disseram-lhe: 'Mostra-nos o lugar onde estás, pois precisamos procurá-lo.' Ele disse-lhes: 'Aquele que tem ouvidos, ouça! Há luz no interior do homem de luz e ele ilumina o mundo inteiro. Se ele não brilha, ele é escuridão.'” (TO 24)RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZhttps://www.blogger.com/profile/11194206186123507005noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3727417436247069199.post-51016725403703114772011-11-27T00:37:39.427-02:002011-11-27T00:37:39.427-02:00Interessante o tema tratado aqui nesta postagem. P...Interessante o tema tratado aqui nesta postagem. Principalmente porque se abre uma oportunidade para tentarmos desconstruir o dogmatismo, a imposição de verdades absolutas, de infalibilidade das Escrituras, a neofobia, a submissão à autoridade, a doutrinação e a conversão ao modo de adequação à coerção psicológica que são métodos usados há uns 1900 anos.<br /><br />No entanto, chamou-me a atenção esta parte do texto principal:<br /><br />"Desde o nascimento da igreja, havia um reconhecimento implícito de que Jesus, de modo singular, era plenamente humano e plenamente divino. A princípio a igreja não se preocupou em explicar a natureza da encarnação ou relacionar o divino com o humano na pessoa histórica de Jesus Cristo. As conclusões cristológias foram forjadas à medida que iam surgindo às controvérsias acerca desta doutrina." (Donizete)<br /><br />Sinceramente, eu não concordo que, desde o nascimento da Igreja, houvesse o "reconhecimento implícito de que Jesus, de modo singular, era plenamente humano e plenamente divino". Isto, caso venhamos situar o nascimento da Igreja na primeira metade do século I, em Jerusalém, e não na Ásia Menor. Pois, a princípio, não podemos atribuir historicidade aos Evangelhos, nem a Atos e nem aos demais livros ou epístolas do Novo Testamento.<br /><br />Realmente, no começo, "a igreja não se preocupou em explicar a natureza da encarnação ou relacionar o divino com o humano na pessoa histórica de Jesus Cristo". E agiu assim simplesmente porque a ideia de Jesus como Deus encarnado não existia e seria uma grande aberração entre discípulos judeus seguidores do monoteísmo e que esperavam um messias humano.<br /><br />Expressões como "messias" e "filho de Deus" eram comuns entre os judeus e tinham significações bem diferentes em relação à cultura grega. Pois, no Judaísmo, as duas expressões assumiam papeis humanos. Se Augusto foi um "filho dos deuses", os judeus esperavam que Deus levantasse a um de seus filhos dentre o povo de Israel para reinar como messias libertando a nação.<br /><br />Somente o Evangelho de João, escrito posteriormente aos de Marcos, Mateus, Lucas e de Tomé que tratará Jesus como o próprio Deus revelado em forma humana, fazendo disto o motivo do suposto assassinado de Jesus pelos judeus. Aliás, observa-se que o próprio Orígenes, professor egípcio que viveu no século III, reconheceu que, apesar dos outros Evangelhos terem qualificado Jesus de humano, "nenhum falou claramente de sua divindade, como fez João".<br /><br />A ideia da divindade de Jesus, bem como da dependência salvífica do Cristo divinizado, parece ter se tornado uma necessidade político-histórica da Igreja para construir uma unidade e talvez até ampliar o número de seguidores.RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZhttps://www.blogger.com/profile/11194206186123507005noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3727417436247069199.post-10915670275775214012011-11-25T19:36:24.935-02:002011-11-25T19:36:24.935-02:00Muito bom falar sobre tudo isso Edu! Mas tem répli...Muito bom falar sobre tudo isso Edu! Mas tem réplica! rsrsrs<br /><br />"Pena" que estarei ausente dessa sala nesse fim de semana, devido à uma confraternização da escola dominical da igreja. Três dias of line será uma tortura. Mas compensarei com muita diversão.<br /><br />Um abraço a todos. E bom fim de semana pra vocês também!Donizetehttps://www.blogger.com/profile/15956738930157888547noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3727417436247069199.post-47136156921025335082011-11-25T15:47:22.212-02:002011-11-25T15:47:22.212-02:00Quero dar às boas vindas ao amigo Éder ao nosso co...Quero dar às boas vindas ao amigo Éder ao nosso convívio, um cara que não é muito de discutir teologia mas que sabe(e vive) tudo de Evangelho com "E" maiúsculo.Eduardo Medeiroshttps://www.blogger.com/profile/18390111493818759290noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3727417436247069199.post-90109070328387293812011-11-25T15:43:39.211-02:002011-11-25T15:43:39.211-02:00Doni,
então, eu concordo que naquele primeiro con...Doni,<br /><br />então, eu concordo que naquele primeiro concílio em Jerusalém, a questão espiritual e da salvação eram os focos centrais do debate e não o poder(temporal ou eclesiástico). Mas a partir de Nicéia e depois em todos os Concílios da Igreja unificada, não foi isso que se viu.<br /><br />E hoje em dia, o espírito inquisitório ainda persiste nos que defendem a ortodoxia quanto à natureza de Jesus. Um cristão que admitir não acreditar que Jesus tinha dois naturezas plenas, humana e divina, é logo vítima de condenação; a mim já disseram que eu não sou cristão, pois ser cristão, é aceitar a ortodoxia.<br /><br />Já me disseram também que eu tenho ódio (sic) ao cristianismo(e por tabela aos cristãos) e quando eu digo que sou membro de uma igreja batista eles riem da minha cara...kkkkkkkkkkkkkk apesar que neste ponto eu não tenho como não concordar com eles que eu mereço a gargalhada...Eduardo Medeiroshttps://www.blogger.com/profile/18390111493818759290noreply@blogger.com